OPINIÃO

Coluna Saul - 08/10/2013

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Debate importante
Acredito que o debate é importante para o encaminhamento de soluções e a diversidade não é fácil, mas com certeza necessária. Neste porem tivemos um encaminhamento do conselho nacional de educação que recomendou e foi acatado pelo Ministério de Educação férias em janeiro nas escolas de ensino infantil do Brasil. É lei e deve ser cumprida assim como as qualificações que proporcionam avanços extraordinários neste setor, já citados nesta coluna.

Legislação
Temos hoje em torno de 2000 crianças nas creches e durante as férias. O número de pais que precisam destes espaços são em torno de 500. Pais e mães que trabalham e por isto precisam no horário comercial de local seguro como prevê o ECA e a Constituição para deixarem seus filhos. Desta forma o gestor deve encontrar alternativas respeitando os direitos dos professores, como inclusive outros municípios já o fizeram.

Manutenção dos serviços
Além de função de processo do desenvolvimento integral das crianças as Emeis continuam tendo um papel social no que se refere a garantir os pais à tranquilidade para que possam trabalhar. A criação das creches de deu em uma das maiores transformações do mundo, quando as mulheres defendiam seu espaço no mercado de trabalho. Desta forma, debater e aprovar o calendário anual em conjunto com a sociedade, profissionais e gestor é uma forma democrática que resolverá muitos conflitos que acontecem ao longo do ano e com gestão pública prever a manutenção dos serviços.

E as empresas
Um tema importante para este debate das creches é o quanto a responsabilidade das empresas em construírem seus próprios espaços e com isto valorizarem seus profissionais. Hoje o hospital São Vicente e Hospital da Cidade mantém creche enquanto empresas com mais de 2000 funcionários não assumem este compromisso. Isenções, benefícios devem estar atrelados ao atendimento dos filhos de seus funcionários.

Também de entender o papel das Emeis e da Legislação que garante os direitos de professores, pais e crianças. Importante sabermos que todos são importantes para o processo e que o sistema não funciona se deixamos de valorizar um ou outro. Querer comparar as creches de hoje com a realidade 20 anos atrás e o mesmo que justificar que todos os pais poderiam ficar com seus filhos e não o ficam porque são irresponsáveis.

Não valorizados
As atividades desempenhadas pelos assistentes das Emeis se identifica com as dos professores, mas a muito este reconhecimento não chega. O caso esta na justiça em ação do Simpasso e o Advogado Alcindo Roque também pede pelos direitos das agentes de saúde. Vemos que temos um longo caminho a percorrer para a valorização da classe com um todo.

Centro de oncologia
Neste mês de outubro estará sendo definido com o Deputado Beto Albuquerque a emenda para construção do centro oncológico infantil, uma bandeira que abraçamos depois da conversa com Doutor Pablo Santiago, médico idealista que presta extraordinário trabalho nesta área. O projeto do médico foi abraçado pelo HSVP e irá qualificar ainda mais o atendimento de centenas de crianças que lutam contra esta doença.

PAC II
Temos obras no PAC II de asfalto que devem ser fiscalizadas com urgência, pois depois de sofrer com o barro e a poeira os moradores são obrigados a enfrentar os alagamentos por falta de bueiros ou localização dos mesmos. Importante fazer a fiscalização, pois temos ainda 70% das obras a serem feitas.

Greve
Mesmo com todo o atrapalho que acontece às greves são necessárias. Escrevi na coluna e defendo que conquistas se fazem com manifestações de forma ordeira e democrática. Nenhuma mudança na sociedade mundial ocorreu de cima para baixo. De cima para baixo só vem à conta para pagar. Os correios, bancários e muitas categorias sofrem com salários achatados e falta de estrutura de trabalho, assim como os profissionais de saúde e educação. Tenho ao longo do ano postado este assunto na coluna, pois em 2014 é hora de cobrar daqueles que querem entrar e dos que não querem sair.

Gostou? Compartilhe