OPINIÃO

Fatos 08-10-2013

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Solidariedade
Uma comissão estadual do Solidariedade, novo partido formado a partir da liderança do sindicalista e deputado federal Paulinho da Força, estará em Passo Fundo hoje à tarde para tratar da estruturação da sigla no município. Há forte indicação para que o jornalista e responsável pela Ouvidoria do município, Ronaldo Rosa, assuma a organização da comissão provisória municipal. O Solidariedade passaria a integrar a base do prefeito Luciano Azevedo, com a possibilidade de ter já de cara dois vereadores: Marco Silva e Paulo Pontual, PP. O prazo legal para migrar para o novo partido, sem que os políticos percam seus mandatos, encerra dia 20 de outubro. O Solidariedade garantiria mais 2 minutos de propaganda eleitoral lá em 2016 se a composição partidária se manter a mesma para uma eventual candidatura a reeleição do prefeito Luciano. Não se descarta que Luciano também opte pelo Solidariedade até o dia 20. Situação dentro do PPS não é sustentável, já que ele foi contra o processo de fusão, que não ocorreu, com o PMN. Conjecturas.

Legislatura
A atual formação da Câmara de Vereadores, com 21 cadeiras, instiga pela sua diversidade. No geral, a composição trouxe benefícios para a população. Há uma variedade de pensamentos e ideais extremamente saudáveis para a democracia. Nem tudo é perfeito e não haveria de ser, porque isso é da condição humana. Somos seres imperfeitos sob a concepção das nossas ações. Não carregamos o DNA da perfeição. Fosse assim, a vida seria monótona demais. A imperfeição nos impulsiona a buscar o acerto e aí é que está a graça da coisa. Os vereadores que integram a atual Legislatura assumem uma postura importante e interessante diante das transformações da sociedade. Muitos deles, jovens e iniciantes na política, mas não inoperantes.

Exemplo
Assim como no cenário nacional, temas como a homofobia, o direito dos animais, a preocupação com questões religiosas e mesmo o direito de se divertir com segurança pautam o trabalho de alguns vereadores. E sem desmerecer ninguém, destaco o exemplar trabalho do vereador Márcio Patussi, PDT, na construção de uma legislação municipal que possa regrar o funcionamento de bares e boates em Passo Fundo. É um trabalho de legislador. Realizou uma série de encontros com órgãos públicos e entidades de classe, elabora um anteprojeto que será discutido pela sociedade em audiência pública e, ao final, vai propor um projeto de lei. Passos que, muitas vezes, os legisladores não observam pelo afã de simplesmente propor para fazer número. Quantidade não é qualidade.

Presenças
Justiça seja feita: os vereadores Eduardo Peliccioli, PSB, e Claudia Furlanetto, PT, participaram da entrega de documento que pediu revisão dos cálculos das tarifas do transporte ao Ministério Público Estadual. O resultado foi a redução das tarifas. O novo valor passa a valer a partir de hoje.

Socialista
Nem PPS, nem carreira solo em busca da formação da Rede. Marina Silva foi para o PSB e vai reforçar a candidatura de Eduardo Campos. Dor de cabeça na certa para a presidente Dilma Rousseff. Uma chance para acabar com a polarização histórica entre PSDB e PT.

 

Gostou? Compartilhe