Dia das crianças também vale para os adultos

Brinquedos reeditados ou constantemente repaginados despertam o interesse de pais e de crianças

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As novidades tecnológicas lançadas estrategicamente em datas como o Dia das Crianças e o Natal inevitavelmente atraem a atenção dos pequenos. Mesmo assim, em um mercado cheio de touch screens, smartphones e tablets, alguns brinquedos clássicos resistem e são repaginados, e outros tantos são relançados com certa frequência. Para a alegria dos pais, é a oportunidade de contar para os filhos e lembrar como foram alguns momentos da infância.

Em uma tradicional loja de brinquedos de Passo Fundo, as novidades dividem espaços com clássicos. De acordo com o auxiliar de loja da Lojas Cátia Vanderson Albuquerque alguns produtos estão em linha há décadas e a cada ano são lançadas novas versões. “Muitos pais vêm, olham e contam que tinham o brinquedo quando eram crianças, ou conheciam alguém que tinha, e querem dar aos filhos”, conta.

A mãe Andréa Becker e as filhas Luiza, nove anos, e Giovana, seis, escolhiam os presentes para o dia das crianças na manhã de ontem. Enquanto a filha mais velha já tinha feito a opção por um caderno e um livro, a mais nova se encantava com a diversidade de bonecas. Quando encontraram uma série de brinquedos reeditados ou em linha há anos a mãe não demorou a contar histórias para as meninas. “Um vizinho meu tinha o Genius quando eu era pequena e eu brinquei algumas vezes com ele, embora nunca tive. O Aquaplay o meu primo tinha um. Os desenhos eram um pouco diferentes, mas muito divertido”, lembrou. A filha Giovana ganhou no Natal do último ano um Genius e disse gostar do brinquedo.

Aceita cartão de crédito?
O Banco Imobiliário foi lançado na década de 1940 e desde então não saiu mais de linha. Em várias versões, ele acompanha as inovações tecnológicas e da sociedade. Em um dos modelos mais recentes, as tradicionais cédulas de dinheiro são substituídas por cartões de crédito e um leitor semelhante ao utilizado em estabelecimentos comerciais. “No meu tempo não tinha a máquina de cartão de crédito”, brincou Andréa.

Para quem tem boa memória
O Genius foi um dos brinquedos que desafiou a memória de muitas crianças na década de 1980 e recentemente foi relançado. Quando lançado, ele foi o primeiro brinquedo do tipo a circular no mercado brasileiro. O objetivo é memorizar e repetir as sequências de luzes e sons do aparelho que tem vários níveis de dificuldade. O auxiliar de loja conta que em determinada ocasião, um cliente de Erechim se encantou com o brinquedo. “Ele ficou pensando por um tempo se comprava ou não, e contou a história de um primo que tinha o Genius e como eles se reuniam durante as tardes para jogar. Ele ligou para a esposa e decidiu levar para reunir de novo o grupo e brincar”, conta Albuquerque.

Dia das Crianças
Albuquerque conta que a procura por jogos surpreendeu neste ano. “Muitas pessoas decidiram presentear com jogos clássicos ao invés dos digitais nesse ano”, complementa. Mas nem só as crianças procuram brinquedos. O Ferrorama é um dos exemplos. Conforme Albuquerque, uma edição comemorativa lançada recentemente tem despertado principalmente o interesse dos adultos.

Aquaplay
O objetivo do Aquaplay é acertar o gol com a bolinha. O jogador que fizer nove gols primeiro é o vencedor.

Boca Rica
A cada rodada os jogadores inserem moedas no Boca Rica, até que ele abrir a porta e soltar todas as moedas já inseridas que ficam como prêmio para o jogador da vez.

Gostou? Compartilhe