Pequenos músicos e chefs

Na semana da criança, pequenos podem participar de oficina de brigadeiro e cupcake. Além disso, aulas de musicalização infantil permitem o desenvolvimento integral da criança

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Fazer música e cozinhar não são apenas coisas de gente grande. Na semana da criança, os pequenos têm a oportunidade de se tornarem chefs e preparar dois doces que dificilmente alguém consegue resistir: brigadeiros e cupcakes. Além disso, durante todo o ano eles podem participar de aulas de musicalização que estimulam o desenvolvimento integral da criança tanto para a música, quando para a convivência social.

A oficina de cupcakes e brigadeiros é organizada pela Dulce Gourmet Brigaderia. O objetivo é o de mostrar para as crianças como são produzidos esses dois doces e de forma lúdica integra-los no processo. Conforme Débora Chimelli, proprietária da empresa, a oficina que acontecerá no domingo (13) é uma espécie de resgate da infância. “Hoje tudo é muito pronto, e as crianças acabam não sabendo como se faz o brigadeiro, por exemplo. Na oficina eles poderão ver o preparo e ajudar a enrolar e decorar os doces, bem como os cupcakes”, antecipa.

Débora conta que muitas crianças têm interesse em conhecer a cozinha da brigaderia. “Na loja eles olham pela janela da cozinha e observam a parte onde são colocados os confeitos. Eles chegam a subir na cadeira para olhar”, conta ela sobre o que motivou a realização da atividade. O investimento para participar da atividade é de R$ 35. Além de botar a mão na massa, os pequenos ganharão avental e toca de chef. Toda a oficina será acompanhada por adultos para garantir a segurança.

Universo sonoro

Desenvolvimento do senso crítico, da lógica, do convívio social e do respeito são alguns dos benefícios da musicalização de crianças. A professora da Musiclass Larissa Pádua explica que a as atividades com crianças são diferentes daquelas feitas com adultos. Todo o envolvimento com o mundo sonoro é feito de forma lúdica. A programação dos encontros semanais inclui histórias, brincadeiras com sons e contato com instrumentos musicais. “Eles tocam muita música do jeito deles e conseguem se situar dentro do universo musical. Isso faz com que eles não só consigam tocar um instrumento, mas contribui para a formação global dos pequenos”, pontua.

Segundo a professora, o simples fato de ouvir música ativa áreas diferentes do cérebro que não são ativadas com outros tipos de estímulos. “O fato de ouvir e praticar não significa que a criança será um instrumentista, mas ela desperta para o mundo sonoro. A música faz bem para todos”, enfatiza lembrando que a musicalização pode ser feita também por adultos.
As atividades são desenvolvidas uma vez por semana durante 50 minutos. Os pequenos são divididos em grupos distintos: de três e quatro anos e de cinco a sete. Com os menores o trabalho busca principalmente a sensibilização sonora, já que os pequenos geralmente tem o lado visual mais desenvolvido. Com os maiores já são repassadas algumas noções de teoria e um pouco de prática. Tudo é feito de forma lúdica com histórias, fantoches e outros recursos.

 

Gostou? Compartilhe