Prefeitura trabalha para incluir Passo Fundo na rota da Ferrovia Norte-Sul

O projeto da Ferrovia Norte-Sul terá a extensão de 4.155,6 quilômetros

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um documento que solicita e manifesta a importância da inclusão de Passo Fundo, Erechim e Cruz Alta na rota da Ferrovia Norte-Sul foi entregue pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Silva, à empresa Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. durante audiência pública.

O encontro, promovido pela Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do RS, foi realizado nesta semana em Erechim, para apresentação do estudo feito pela empresa Valec para continuidade da ferrovia no trecho que liga Chapecó ao porto de Rio Grande. O projeto da Ferrovia Norte-Sul terá a extensão de 4.155,6 quilômetros, passando pelos estados do Pará, Maranhão, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Esta é a terceira audiência pública que o governo municipal participa para defender a inclusão de Passo Fundo no traçado sul da ferrovia que ainda não está definido. "Fazer parte da rota desta ferrovia é importante para o desenvolvimento do município devido à complexidade da matriz produtiva, já que somos um polo metal mecânico, de agronegócio e em crescimento nos setores da construção civil e comércio em geral. Através do trem, poderemos receber e enviar produtos, principalmente, para o porto de Rio Grande e para São Paulo de forma mais rápida e mais barata", destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico.

Também participaram da audiência o deputado Altemir Tortelli, o prefeito de Erechim, Paulo Polis, e o assessor especial do Governador, Caleb de Oliveira, além de lideranças empresariais e políticas. A previsão do Governo Federal é que o traçado sul da Ferrovia Norte Sul seja definido até abril de 2014.

Gostou? Compartilhe