Brinquedos da época dos pais

Alunos e pais da escola Frederico Ferri relembram brincadeiras antigas em manhã de confraternização

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os estudantes da Escola Frederico Ferri, no Bairro Maggi de Césaro, tiveram uma atividade especial na manhã de sexta-feira para marcar a semana da criança. Os convidados foram os pais que mostraram brinquedos dos tempos de infância. Mesmo os que não puderam ir à escola devido ao trabalho mandaram pelos filhos algum brinquedo, entre eles: bodoques, perna de pau e bonecas de pano. Nesta semana, os alunos do quinto ano do ensino fundamental também confeccionaram brinquedos com materiais recicláveis para os estudantes mais novos da escola.

O pai Eleutério Silva ensinou o filho Dhionatan da Silva a fazer uma perna de pau. Ele conta que este era um dos poucos brinquedos que teve durante a infância devido as dificuldades financeiras da família. “Quando criança, eu andava de canoa de coqueiro nos potreiros e de perna de pau. Eram tempos mais difíceis do que agora”, reitera. Ele conta que o filho quis participar de todo o processo de montagem e estava ansioso para andar. Na escola, ele, os colegas e até as professoras se divertiram com as pernas de pau.
A boneca de pano da estudante Natalia Kauane Oliveira, de 10 anos, foi feita com retalhos de tecido pela mãe Rosângela de Oliveira. Para a mãe, ver a filha com o brinquedo é uma forma de retornar à infância e lembrar de bons momentos.

Ecoferri
Por meio do projeto Reciclagem e Sustentabilidade – Ecoferri, os alunos maiores construíram brinquedos com materiais recicláveis para os mais novos. Pés de lata, bilboquês, cinco marias e bolas de garrafa PET estão entre eles. As atividades foram coordenadas pelas professoras Morgana Pol e Andreia Toldo. Conforme a professora Morgana, os alunos levaram os materiais recicláveis para a escola e eles mesmos produziram os brinquedos que serão entregue para cada turma do pré ao quarto ano da escola. De acordo com a coordenadora pedagógica, professora Eliane Germi, a escola sempre esteve preocupada com as questões ambientais e com o resgate de valores com as crianças.

Gostou? Compartilhe