OPINIÃO

Fatos - 12-13/10/2013

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Isolamento

A decisão dos vereadores Renato Tiecher, (ex-PCdoB) e Paulo Pontual (ex-PP) em se filiar ao novíssimo Solidariedade pode levá-los ao isolamento político no Legislativo. Não farão diferença na hora da votação nem para a bancada de situação, ampliada com a adesão dos socialistas, (soma 12 vereadores) e nem para a posição (com sete).  É uma questão de matemática.  Por esta razão, será mais difícil negociar com o prefeito Luciano Azevedo uma participação no governo, como era intenção inicial. É que Luciano fora o primeiro a ser consultado para a formação do Solidariedade e já havia articulado um grupo para que a comissão provisória fosse estruturada. A comissão estadual sondou o prefeito sobre a possibilidade de filiação e ele chegou a cogitar a hipótese, desde que o partido fosse formado por um grupo de pessoas da sua confiança, liderado pelo jornalista Ronaldo Rosa.

Evolução

Como em política tudo é muito dinâmico. As negociações com o grupo de Luciano não evoluíram. Os vereadores Pontual e Tiecher traçaram outro caminho e lograram êxito na composição da comissão provisória. Assumem o comando local, constituem uma nova bancada na Câmara de Vereadores, que representa cargos a mais no Legislativo, e passam a integrar um partido que nasceu grande e com representatividade no Congresso. Nada de programático.

Recurso

É discutível, mas PP e PCdoB poderão, sim, requerer judicialmente os mandatos dos vereadores Paulo Pontual e Renato Tiecher que oficializaram o ingresso no Solidariedade.

Desabafo

A história da Dona Evani, dona de casa que foi dada como desaparecida, mas informou através do site da Rádio Planalto, em comentário na própria notícia, de que ela apenas tinha decidido viajar, virou hit da Internet esta semana (notícia página 9). O número de acessos ao site da emissora foi tão grande, que a página saiu do ar ontem à tarde. A repercussão surpreendeu a equipe. A notícia foi parar nos principais sites do Brasil.

Visita

A presidente Dilma Rousseff iniciou ontem visita ao Estado inaugurando creches e participando da formatura dos alunos do Pronatec, no Vale dos Sinos. Hoje entrega retroescavadeiras. Reforço na campanha. 

Gostou? Compartilhe