OPINIÃO

Fontes em Off - 14/10/2013

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Sinalização
A Prefeitura de Passo Fundo, por meio da secretaria de Transportes e Serviços Gerais, concluiu nesta semana o serviço de pintura de faixas de segurança, lombadas e meios-fios ao longo da Avenida Brasil. No total, foram 143 faixas e duas lombadas repintadas, desde as proximidades da prefeitura até o Boqueirão. O trabalho iniciou há cerca de um mês, com a intenção de proporcionar mais segurança aos motoristas e pedestres. “É importante que as ruas estejam bem sinalizadas para que todos que utilizam a via tenham mais segurança”, declarou o secretário Cristiam Thans.

Recesso
A Universidade de Passo Fundo (UPF) entrou em recesso escolar no sábado, 12 de outubro, e retorna às atividades normais no dia 16 de outubro. Neste sábado (12/10) é feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida. Na segunda-feira é considerado recesso escolar e na terça é comemorado o Dia do Professor e do Trabalhador em Educação, também feriado escolar. O Zoológico da UPF informa que nos dias 14 e 15 de outubro, segunda e terça-feira, estará fechado, em virtude do feriado acadêmico da Instituição.Os Museus de Artes Visuais Ruth Schneider e Histórico Regional informam que os espaços estarão em recesso de 12 a 15 de outubro.

Expoacisa
A Expoacisa, neste ano de 2013, terá a participação de um dos setores que move a economia de Passo Fundo: a saúde. Estarão presentes na feira importantes empresas deste segmento como: HSVP-Hospital São Vicente de Paulo; HCPF-Hospital da Cidade; IOT- Instituto de Ortopedia e Traumatologia; HO-Hospital Ortopédico e Laboratório SANI. Ilário De David, Administrador do Hospital São Vicente de Paulo comenta sobre a importância da Expoacisa: “A feira é um evento, consagrado. Neste sentido a Acisa terá este compromisso todos os anos a cumprir com a comunidade e região. A procura dos empresários para exporem seus produtos e serviços é a certeza de bons negócios.”

Ensino
A Comissão Especial da Câmara dos Deputados que estuda a reformulação do ensino médio realiza na próxima semana um seminário nacional sobre o tema. O evento ocorrerá nos dias 15 e 16 de outubro, terça e quarta-feira. Pesquisadores da área de educação e representantes de entidades docentes e discentes, além de órgãos ligados ao Ministério da Educação, participam do seminário. Criada em março do ano passado, a Comissão Especial está em atividade desde maio de 2012, quando foi oficialmente instalada. De lá para cá, já realizou mais de trinta audiências públicas, com a presença de especialistas e autoridades da área de educação.

Argentina
A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, recebeu alta médica no domingo (13), cinco dias após uma cirurgia para retirada de um coágulo do cérebro, e deve continuar em recuperação na residência oficial de Olivos. O boletim divulgado pela equipe médica informa que ela fará “repouso estrito” durante 30 dias, e não poderá viajar de avião até fazer novos exames. Os pontos na cabeça serão retirados daqui a cinco dias. O coágulo, entre a meninge e o cérebro, apareceu depois que a presidente sofreu uma batida na cabeça em agosto passado. A tomografia computadorizada, feita na época, não registrou o hematoma, mas o sangue foi se acumulando aos poucos até pressionar o cérebro e provocar os primeiros sintomas: arritmia e formigamento no braço. A presidente internou-se na segunda-feira (7) e o coágulo foi retirado no dia seguinte.

 Alimentação

Começa nesta segunda-feira (14) a Semana da Alimentação do Rio Grande do Sul 2013. As entidades promotoras estão organizando mais de 250 eventos entre seminários, encontros, feiras, palestras e oficinas em todo o Estado. O Dia Mundial da Alimentação, instituído na data de 16 de outubro pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), terá este ano como tema central "Sistemas alimentares sustentáveis para a Segurança Alimentar e Nutricional".

Restituição
A Receita Federal libera na próxima terça-feira (15) o dinheiro do quinto e antepenúltimo lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2013. Os contribuintes que não entraram nas listas divulgadas até o momento e detectaram problemas com a declaração do imposto devem corrigir as informações para saírem da malha fina. Projeções da Receita mostram que todos os anos entre 2% e 3% dos contribuintes acabam na malha por erros e omissões nas declarações. Pelos cálculos do supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, em 2013, o número passa de 500 mil contribuintes. “Mas quem fizer a correção tem chance de entrar nos lotes até dezembro, porque a gente ainda está em outubro”, disse à Agência Brasil. Se o contribuinte deixar para retificar a declaração depois, informou, ficará para os lotes residuais que serão liberados a partir do próximo ano.

Gostou? Compartilhe