Outubro tem sido um mês onde as temperaturas máximas não têm sido alcançadas e o clima tem ficado mais ameno. Depois de um domingo sem chuva e com tempo favorável à Romaria de Nossa Senhora Aparecida, com temperaturas entre 17ºC e 22ºC, a semana inicia com tempo nublado, segue com chuva e, somente no final de semana, o sol volta a parecer.
A previsão para a segunda feira indica mínima de 16ºC e máxima de 24ºC. Segundo o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, tanto a segunda-feira (14) quanto a terça-feira (15) serão parcialmente nubladas e terão em média a mesma temperatura. “Na quarta- feira (16), a temperatura diminui um pouco, de 16ºC a 22ºC, e podem ocorrer pancadas de chuvas em áreas isoladas.
O tempo segue assim na quinta-feira (17)”, explica. Devido a entrada de um ar seco, na sexta-feira (18), as temperaturas caem: o dia será sem chuvas, com mínima de 12ºC e máxima de 22ºC. O sol aparece no final de semana e proporciona um sábado (19) com tempo claro com máxima de 24ºC. Com a chegada do horário de verão, na madrugada de domingo (20), as temperaturas ficam típicas da primavera: sol, mínima de 14ºC e máxima de 24ºC.
A temperatura amena de outubro, com chuvas abaixo da média e tardes secas, contribui para a colheita do trigo. “O tempo está do jeito que a cultura do trigo gosta. O comportamento de chuvas e temperaturas abaixo da média, tempo seco e baixa umidade do ar contribui muito para a colheita”, salienta.
A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. Assine Já