Cemitérios
A crise de falta de local para novos sepultamentos não é novidade e tem sido realidade para muitas famílias em Passo Fundo. Um problema que não tem tido solução, pois os critérios ainda são antigos. Quem paga a conta além dos familiares são os funcionários dos cemitérios que ficam em situações difíceis de dar a noticia as famílias.
Cemitérios II
Digo isto porque mesmo com vários lotes vazios os funcionários são obrigados por força de critérios a dizer que os mesmos embora sem uso não podem ser liberados para sepultamentos. O alvará é concedido e as famílias não usam e não liberam o que acaba por criar injustiças para aqueles que têm o ente querido para sepultar e ficam neste dilema.
Cemitérios III
O que fazer? O terreno do cemitério não é vendido e sim concedido para uso da família, ou seja, os lotes vazios nos mais variados cemitérios de Passo Fundo devem imediatamente retornar para a municipalidade que de forma justa pode entregar aos que realmente precisam utilizar. Podemos aceitar de tudo, menos especulação imobiliária em cemitério, ai é o fim da picada.
Greves
Já falei das greves e de minha opinião. Respeito à posição das pessoas e sei dos contra tempos que as greves acabam por causar na vida das pessoas, mas também sei que nenhuma conquista nas mais variadas categorias se consolidou sem pressão. A greve é uma das poucas ações das categorias que externa para fora as deficiências dos trabalhadores.
Exploração I
Vemos que a cada dia que passa os problemas aumentam e o capital esta em primeiro lugar com trabalhadores sugados pelo sistema. As mulheres que consolidaram no mercado de trabalho continuam com demandas de valorização e hoje são injustiçadas com trabalho que a cada dia a afastam mais das suas famílias.
Exploração II
Lamentavelmente em pleno século 21 vemos profissionais recebendo menos que um salario mínimo. Isto mesmo, menos que um salario mínimo. Trabalhando de segunda a segunda e com folgas escolhidas pelos patrões sem critérios de saúde, família ou lazer.
Creches
O que penso sobre creches e direitos dos professores, pais e professores é mais do que divulgado. Direito não se discute se cumpre. A nova LDB é clara quando fala em qualificação e planejamento pedagógico, mas também destaca sobre gestão compartilhada. Um novo modelo que deveremos nos acostumar e através do dialogo encontrar o ponto de equilíbrio. O CMP, SIMPASSO e UAMPAF tem cada um no seu papel debatido e confio que encontrarão uma solução.
Creches II
Agora um tema abordado nas redes sociais pela Professora Marta Borba é muito importante que esteja neste debate. Qual o papel das empresas com a necessidade de mães e pais que precisam de creche no horário de trabalho? Qual o retorno das grandes empresas que recebem incentivos fiscais e não levam em conta as necessidades das famílias de seus funcionários?
APAE
Fechar as Apaes é sem proposito e como digo vem da decisão de pessoas que nada sabem e decidem dentro de gabinetes com ar condicionado e cafezinho. Não ouvem professores, especialistas e nem familiares. Denunciar e cobrar dos nossos representantes é obrigação de cada individuo. Em 2014 teremos eleições.
Professor
Dia 15 de outubro é o dia do professor. Daquele que desde que o mundo é mundo prepara todos para o futuro. Professor 24 horas e que nos deixam lembranças profundas em seus ensinamentos. Destaco aqui Irmã Guiomar da Socrebe, Maria Helena Bier Toglio da Maria Dolores Freitas Barros, da Ledi Sabino Guelen, Marlene Trescastro, Mara Carpes do Valle, Jurema Carpes do Valle e do professores Borges e Alberi do Fagundes dos Reis. Todos eles muitos outros que tive o privilegio de conviver e aprender muito e entre tantos ensinamentos a indignação pela injustiça.
Professor II
Neste dia quero fazer uma homenagem especial ao professor Antônio Vilson Cornélio que no último final de semana nos deixou. Partiu após cumprir entre tantas tarefas a formação dos seus alunos e de seus filhos. Digo isto porque o professor Vilson foi um professor e pai para seus alunos. Amigo de todos e de forma humilde viveu mostrando que mais do que bens o homem vencedor deixa quanto parte valores e foi isto ele proporcionou a todos que tiveram o privilégio de contar com suas aulas. Obrigado, Professor. Obrigado de coração pelos ensinamentos e carinho que sempre dispensou a todos nós.