As lavouras de trigo de Passo Fundo estão na fase final do desenvolvimento. Até o momento o clima tem colaborado para o enchimento dos grãos e o não desenvolvimento de doenças fúngicas. De acordo com dados da Emater Municipal, algumas lavouras foram atingidas por chuva de granizo, mesmo assim os danos não chegaram a motivar uma queda na estimativa de produção.
O engenheiro agrônomo da Emater Adriano Nunes de Almeida explica que as principais ocorrências de granizo se concentraram em áreas próximas à região do Aeroporto. Mesmo assim, os danos foram pontuais. “De maneira geral o clima está favorável devido às noites frias que diminuem a incidência de doenças. A situação das lavouras pode ser considerada muito boa até o momento”, avalia.
Nessa fase do desenvolvimento, a cultura tem preferência por clima mais seco como o registrado na última semana. Mesmo a chuva do final de semana foi de baixa intensidade e as plantas secaram rapidamente o que não representou perigo. Nesta etapa a ocorrência de doenças poderia diminuir a qualidade do grão e causar perdas econômicas. Por outro lado, o ataque de pragas já é mais difícil de acontecer. Mesmo assim, os produtores devem estar atentos à lavoura. Além disso, chuvas no período de colheita podem ocasionar a germinação na espiga e diminuir drasticamente a qualidade do grão.
A expectativa de produtividade para esta safra no município é de aproximadamente 3 mil quilos por hectare. Conforme Almeida, se alcançada, essa média será muito superior ao registrado nas últimas safras que foram marcadas por frustações devido a problemas causados pelo clima.