O enfoque multiprofissional contribui para a melhora dos pacientes e por isso este trabalho faz parte da rotina do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo. Diante disso, no dia 10 de outubro, os funcionários do Centro de Cuidados Intensivos de Enfermagem e Posto 1 participaram de treinamento sobre saúde bucal em pacientes acamados.
A enfermeira Walesca Assonálio, que cursa o último semestre da Faculdade de Odontologia da FASURGS, ministrou o treinamento e afirmou que é comum nos pacientes acamados a presença de focos infecciosos que podem se disseminar, atingir a corrente circulatória e provocar outras infecções. “A cavidade oral torna-se um reservatório para um grande número de micro-organismos entre bactérias, vírus e fungos. Sendo que o paciente acamado na maioria das vezes não apresenta um correto estímulo de deglutição, o que o leva a fazer microaspirações desses resíduos”, explicou a enfermeira.
Das técnicas aplicadas diariamente para evitar esse problema, Walesca ressaltou que a higiene oral adequada ajuda na redução de pneumonias aspirativas e também no tempo de internação.