Lançado serviço de acolhimento familiar

O Serviço tem como objetivo o acolhimento familiar de crianças e adolescentes afastados temporariamente de sua família de origem

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Foi lançado no início da tarde o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, uma parceria entre a prefeitura, Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, Conselho Tutelar e Juizado da Infância e Juventude. O Serviço tem como objetivo o acolhimento familiar de crianças e adolescentes afastados temporariamente de sua família de origem e contribuir na superação da situação vivida por crianças e adolescentes com o menor grau de sofrimento e perda, preparando-os para a reintegração na família e origem ou colocação em família substituta.

O funcionamento
O serviço organiza o acolhimento na residência de famílias voluntárias, a fim de que as crianças e adolescentes afastados da família de origem mediante medida protetiva, tenham proteção integral. A família acolhedora tem a responsabilidade familiar e assume todos os direitos e deveres legais, além de contar com o apoio da equipe técnica do serviço. Os participantes receberão subsídio financeiro no valor de um salário mínimo, para que toda a assistência necessária seja suprida.

Como participar
As famílias interessadas em participar podem realizar a inscrição junto à Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Rua Teixeira Soares, 625). O telefone para contato é (54) 3312-3070 – ramal 260 ou pelo e-mail [email protected].

O projeto criado pelo Governo Federal foi instituído no município pela Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, em parceria com as entidades apoiadoras CREAS, Conselho Tutelar, Poder Judiciário – Juizado da Infância e Juventude, Ministério Público e COMDICA Passo Fundo.

Gostou? Compartilhe