Aves mortas
A fauna brasileira é a mais expressiva do planeta, se considerarmos sua diversidade. O tráfico de animais nativos, preponderantemente aves, é problema avassalador que ameaça nosso meio ambiente. Os pássaros são a grande maioria do alvo traficante. O rumo dessas espécies, transportadas nas piores condições é Europa e Estados Unidos.
Devastador
O inescrupuloso lucro financeiro leva traficantes de aves a praticarem as mais ousadas e cruéis modalidades de transporte de pássaros. Por isso, na maioria das vezes, os animais morrem antes de concluir tal viagem mutilante. A quantidade de espécies vendidas a outros países tem efeito devastador. Neste sentido, uma das providências é a alteração na lei 9.905/98 que proíbe a prática, mas prevê penalidade de seis meses a um ano, com imposição, na pior das hipóteses, que resulta numa restrição de liberdade e nunca a prisão. Com a reforma do Código Penal, a punição deverá ser bem mais severa, embora isto não baste, pois deve haver fiscalização mais eficiente e pressão da sociedade mediante denúncia e outras estratégias.
Criança
O Conselho de Medicina Veterinária está ativando luta em defesa dos animais, de forma muito eficiente. Os esclarecimentos e estratégias motivacionais são apresentados aos alunos infantis, especialmente. Acredita-se que a criança possa ser um defensor convincente na defesa da fauna brasileira. Com maior força punitiva na lei penal e a muralha de ternura formada por crianças, certamente se formará maior pressão contra predadores que traficam aves e comprometem o meio ambiente nossas condições de sermos um país feliz. É a criança que exerce defesa de preciosas divisas nacionais.
Professor
Justamente no dia do professor, pude encontrar, por acaso, o padre e professor Carlos Kiper. Foi um grande mestre que ensinava mostrando caminhos. Hoje, professor jubilado pela UPF é uma referência de competência e vocação para o ensino.
Campos e Marina
O cenário político foi sacudido pelo ingresso de Marina Silva no PSB. É claro, todos de olho na disputa presidencial. As primeiras pesquisas indicam numericamente que os votos de Marina se pulverizaram na oposição entre Campos e Tancredo. Parece que fortaleceu a oposição, mas também não causou estrago maior no governo PT. Dilma continua sendo nome de maior potencial. A oposição quer, pelo menos, garantir o primeiro turno. Quanto às divergências entre Marina e Campos, parece tudo solucionável, com o jeito próprio de Campos que prega o diálogo. O primeiro impulso acontece. Agora os socialistas precisam definir como conceber um plano claro de oposição, sem ameaçar as últimas conquistas, das quais participou no governo federal.
Emprego
Sem dúvida alguma, a grande marca do governo Lula e depois Dilma, tem sido o irretorquível argumento da alta empregabilidade do país, entre as melhores do mudo. O fato é que a correlação entre oferta e procura, como princípio capitalista, produziu bons frutos no Brasil. Circunstancial ou não, o Brasil acena com a redução das diferenças sociais, usando seu grande potencial, o trabalho de sua gente. E a oportunidade de trabalho é questão essencial para a dignidade das pessoas.
Retoques:
* A Mesa Um do Oasis terá encontro de confraternização campestre. A recepção do confrade Nereu Grazziotin será no tradicional reduto da família, um sítio muito bonito, na saída para São Roque.
* A aplicação da lei Maria da Penha, com medidas protetivas à mulher, contra atos de violação, aponta número expressivo de atendimento com algumas soluções. O resultado mais visível é no sentido pedagógico. Persistem os números de assassinatos vitimando mulheres. O número é chocante ao revelar que a cada 30 segundos ocorre um feminicídio no Brasil.
* No último dia 15 transcorreu o aniversário do ex-prefeito Airton Dipp, líder político que esteve à frente desta comunidade em momentos de grandes conquistas. Felicidades, são nossos votos ao grande passo-fundense.