O acumulado de chuva na primeira quinzena do mês de outubro é de apenas 13 milímetros. O volume representa 8% da média histórica para o período que é de 152,9mm. A situação, embora tenha favorecido o final do ciclo das culturas de inverno, tem deixado os produtores rurais um pouco apreensivos em relação à implantação das culturas de verão. De acordo com dados da Estação Meteorológica da Emprapa Trigo/Inmet nesta quinta e sexta-feira devem ocorrer pancadas de chuva em áreas isoladas da região.
O observador meteorológico Ivegndonei Sampaio destaca que diversos agricultores têm buscado informações sobre a chuva para iniciarem o plantio das culturas de verão. “Eles estão preocupados com a necessidade hídrica no solo. Se essa chuva vier ela chegará em boa hora”, acrescenta. Ele pontua ainda que até o dia 25 de outubro não há indicativos de chuvas com boas intensidade e distribuição para a região. Além da falta de chuva a deficiência hídrica do solo foi acentuada pela evaporação da água.
Nebulosidade
A área de nebulosidade que chegou à região ainda na quarta-feira associada a alta umidade relativa do ar deve causar pancadas de chuva em áreas isoladas no decorrer do dia de hoje. No entanto, as precipitações devem ficar mais concentradas na região noroeste do Estado, próximo aos municípios de Irai e Erechim. Na sexta-feira o dia também começa com bastante nebulosidade, mas devido a um ar seco que deve entrar no decorrer do período deve fazer com que as temperaturas se elevem um pouco.
O sábado deve ser de céu claro a parcialmente nublado com vários períodos de sol. A temperatura mínima fica em 16ºC e a máxima volta a ficar na faixa dos 26ºC. No domingo também ocorre o predomínio de sol e das temperaturas agradáveis. “A partir da semana que vem as pessoas vão começar a sentir um pouco mais de frio nas manhãs, mas isso acontecerá porque elas estarão saindo uma hora mais cedo de casa, devido ao início do horário de verão, e o sol ainda não ter começado a aquecer”, antecipa Sampaio. Na segunda-feira uma nova frente fria de rápida passagem deve chegar à região.
Horário de verão
O horário brasileiro de verão entra em vigor no próximo domingo. A partir da zero hora de 20 de outubro os relógios devem ser adiantados em uma hora.