O mês de outubro é dedicado às mulheres com o objetivo de incentivá-las à prevenção contra o câncer de mama. Nesse sentido, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo participa com o Colégio Notre Dame de feiras de saúde que enfocam a prevenção. As ações são direcionadas às mães dos alunos e estão sendo realizadas nos pátios do Notre Dame e Menino Jesus. Nesta terça-feira, 15 de outubro, os alunos da Escola de Educação Profissional São Vicente que cursam o Técnico de Enfermagem realizaram feira de saúde com verificação de pressão arterial e teste de glicemia. Segundo a enfermeira Viviana Rocha, a feira busca alertar as mulheres sobre o cuidado com a saúde. “Muitas mulheres que realizaram os testes estavam com os níveis de glicemia no limite, por isso fizemos um alerta para que deem mais atenção aos cuidados com alimentação e prática de exercícios físicos, dois aliados importantes para se prevenir doenças e ter saúde”, alerta.
O coordenador de Comunicação do colégio Notre Dame, Erni da Rosa, enfatiza que a ação vai ser realizada em diversas escolas da rede e que o colégio ficará iluminado com luzes rosas durante todo o mês de outubro. “Esta parceria feita com o HSVP e o trabalho realizado aqui no Notre Dame visam alertar a comunidade para que a mulher reserve no seu calendário, um dia durante o ano, para fazer mamografia e exames de prevenção. Que as mulheres tenham em sua agenda um dia rosa dedicado a elas”. Para Audrei Miranda Forte, a ideia da feira de saúde e prevenção foi uma oportunidade cômoda de saber como está a saúde. “Para a mulher é muito importante a prevenção e estas ações chamam a nossa atenção para que não esqueçamos de realizar os exames de rotina”.
Centro de Imagem da Mama
O Centro de Imagem da Mama do HSVP disponibiliza diversas modalidades de diagnóstico por imagem da mama, com destaque para equipamentos de Mamografia Digital (DR) com a tecnologia Tomossíntese, além da ultrassonografia mamária, ressonância magnética das mamas (3,0 Tesla Skyra – Siemens) e procedimentos invasivos, incluindo agulhamentos, punções e biópsias guiadas pela ultrassonografia e estereotaxia pela mamografia. Mais informações pelo fone (54) 3316-4021.
Juntos no Outubro Rosa
· 1 min de leitura