Nesta sexta-feira (18), chega a Passo Fundo o projeto cultural Museu Itinerante, com a curadoria da artista plástica Vera Barros, desenvolvido pela Elo3 Integração Empresarial, com o patrocínio da Monsanto do Brasil, através da Lei Rouanet, e apoio da Prefeitura de Passo Fundo. A mostra reúne 40 reproduções de obras assinadas por grande artistas, como por exemplo os franceses Edgard Degas e Claude Monet, o holandês Vincent Van Gogh e os brasileiros Di Cavalcanti e José Pancetti. Todas as obras tem como tema a água.
Conforme Vera Barros, responsável pela seleção das obras, os trabalhos exploram as diferentes formas da água, seus movimentos, seus sons e, principalmente, a riqueza de suas imagens e metáforas. “Ao apreciar as obras da exposição com a atenção e calma, o visitante poderá se surpreender e ser levado a refletir sobre a maneira como ele se relaciona tanto com a arte, quanto com a água”, afirma.
A professora Suzana Einloft Salles, diretora do Núcleo do Livro - Leitura e Literatura da Prefeitura de Passo Fundo, destaca que a exposição, que traz um tema fundamental como a água, também se preocupa em trabalhar com professores a questão da arte em sala de aula, a partir da realização de workshop direcionado aos professores da rede pública, que foi ministrado pela curadora da exposição. Na oportunidade os participantes receberam um livro de estudos com informações das obras presentes na mostra. “A exposição traz um tema importante, que é água. É importante por que nos faz refletir sobre um tema muito levantado na atualidade que é a questão da sustentabilidade. O trabalho realizado com os professores foi fundamental, muito bem aproveitado”, frisou.
A abertura oficial da exposição, denominada “Arte/Água: essenciais para a vida”, será realizada às 11h desta sexta-feira, na Biblioteca Pública de Passo Fundo. A exposição estará aberta para visitação gratuita até o dia 08 de novembro. Grupos escolares e público em geral podem agendar visitas à exposição pelo telefone 3316-7212.