Plano de Mobilidade de Passo Fundo tem fase de pesquisa concluída

O reconhecimento das condições de mobilidade e acessibilidade foi focado na área central e nos grandes bairros São Cristóvão, Boqueirão, Vera Cruz e Petrópolis, com a verificação da infraestrutura e de condições gerais de circulação.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Após mais de dois meses de trabalho, a equipe que elabora o Plano de Mobilidade do município, contratada pela Prefeitura de Passo Fundo, encerrou a fase de pesquisa, item que faz parte do cronograma previsto para o levantamento de dados. As buscas de campo foram realizadas por integrantes técnicos do Consórcio que venceu a licitação.

As vistorias ocorreram no sistema viário estrutural da cidade e nas vias urbanas, bem como nos locais com características de rodovia. O reconhecimento das condições de mobilidade e acessibilidade foi focado na área central e nos grandes bairros São Cristóvão, Boqueirão, Vera Cruz e Petrópolis, com a verificação da infraestrutura e de condições gerais de circulação.

Entre os pontos analisados foram levados em conta questionários aplicados sobre o trânsito e o transporte coletivo, avaliação da mobilidade urbana, contagem de tráfego, índices de velocidade e retardamento, número de vagas de estacionamentos e avaliação qualitativa das calçadas.

Além das vistorias de campo, foram realizadas reuniões setoriais com as Secretarias de Transportes e Serviços Gerais, Planejamento e Segurança Pública e representantes de empresas de transporte coletivo.

Informações da pesquisa
Os dados obtidos pelo Consórcio, juntamente com as informações disponibilizadas pelas Secretarias Municipais envolvidas, servirão de base para a formação do diagnóstico do panorama geral de Passo Fundo no quesito Mobilidade Urbana e Rural.

Posterior ao estudo das análises, será formado o diagnóstico para início da próxima fase, que compreende a elaboração de propostas. A população também terá participação no segundo momento, através das consultas públicas.

A elaboração do Plano de Mobilidade terá um período de execução de oito meses, com previsão de finalização no primeiro trimestre de 2014.

Gostou? Compartilhe