Agricultores realizam tratoraço em Passo Fundo

Organizado por quase 30 sindicatos de toda a região, o ato contou com cerca de 2,5 mil agricultores.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Agricultores de toda a região voltaram a protestar na tarde desta quinta-feira, contra a demarcação de terras indígenas realizada pela Funai. Uma das pistas da avenida Brasil, em Passo Fundo, ficou tomada por quase 300 tratores, deixando o trânsito lento. Eles partiram por volta das 13h30min, do trevo da caravela, passaram pelo centro, e fizeram o retorno no bairro Petrópolis. Organizado por quase 30 sindicatos de toda a região, o ato contou com cerca de 2,5 mil agricultores.

Enquanto os motoristas dos tratores percorriam a avenida, um grupo de aproximadamente 300 pessoas que seguia a pé se concentrou em frente ao prédio do Ministério Público Federal. Segurando faixas, cartazes, e usando apitos para chamar a atenção, eles cobraram do MPF o cumprimento da lei das demarcações.

Dono de uma área de 280 hectares no município de Ciríaco, o agricultor João Carlos Sartoretto, 67, disse que corre o risco de perder toda a propriedade se a demarcação for levada adiante. “A gente não dorme direito. Não descansamos. Não tenho ânimo para fazer as coisas. Não sabemos até quando ficaremos em cima do que é nosso” desabafa. O total de área demarcada como indígena nos municípios de Ciríaco, Mato Castelhano, Gentil, Água Santa e Marau, totaliza 22 mil hectares.

A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional.  Assine Já

Gostou? Compartilhe