A primeira etapa do projeto Navegar Rio Passo Fundo, da nascente ao mar, começa a ser colocado em prática a partir deste sábado. Os grupos devem percorrer simultaneamente três percursos diferentes pelas nascentes do rio. Realizado pelo Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (GESP) e Escola Estadual Cecy Leite Costa, a iniciativa tem, entre outros objetivos, chamar a atenção da sociedade sobre a poluição dos recursos hídricos. Serão coletadas amostras da água para identificação dos principais agentes poluidores. Os dados devem servir para a mobilização das comunidades, criação de projetos sociambientais, e construção de propostas para possíveis soluções.
O encontro para orientação da caminhada está marcado para às 13h, no Centro de Educação Ambiental, na fazenda da Brigada Militar. As saídas estão previstas para as 13h30min. Serão percorridos os seguintes trechos: das nascentes até a barragem da Fazenda da Brigada, da barragem da Fazenda até o aeroporto e da Perimetral Leste até a Fazenda da Brigada Militar. A atividade conta com a participação do Grupo de Escoteiros Guaranis. O encontro dos grupos para avaliação será por volta das 16 horas, novamente na Fazenda da Brigada.
O projeto Navegar será desenvolvido em seis etapas, incluindo toda a extensão dos rios Passo Fundo e Uruguai até o Oceano Atlântico. Nos trechos navegáveis, o grupo pretende utilizar o veleiro Cecy. Uma embarcação sustentável construída na própria escola, sob o comando do professor Antônio Carlos Rodrigues. O Cecy tem as mesmas características de um veleiro modelo Dingue. As medidas foram cuidadosamente reproduzidas a partir de uma embarcação existente na barragem do Capingüi. São cinco metros de comprimento por dois de largura. Com capacidade para cinco a seis pessoas, o veleiro pesará entre 150 a 180 quilos e poderá suportar até dois mil quilos. Na parte do casco, foram utilizadas aproximadamente 60 varas de taquara. Elas serão revestidas com plástico de banners e tiras tramadas de pet. O fundo foi preenchido com 1,2 mil garrafas pet. Já a vela, medindo 5,7 metros, foi confeccionada com tecido de guarda-chuva e sombrinhas.
Serviço
13h – Encontro e orientações da caminhada
Local: Centro de Educação Ambiental / Fazenda da Brigada
13h30min – Deslocamento para os percursos
- Percurso 1– Nascentes até a Barragem da Fazenda
- Percurso 2– Barragem da Fazenda até Aeroporto
- Percurso 3– Perimetral Leste até Fazenda da Brigada
16h – Previsão de reencontro para troca de experiência
Local: Centro de Educação Ambiental / Fazenda da Brigada