Os vereadores Ernani Laimer (PPS) e Aristeu Dalla Lana (PTB) propuseram indicações para a eliminação das escadarias da rua Independência e avenida General Netto, no centro da cidade. Essas modificações, segundo eles, poderiam representar uma alternativa para melhorar o fluxo do trânsito. Laimer já havia abordado o tema em sua legislatura anterior e voltou a mencionar o tema através de uma indicação de obra ao Executivo. No mesmo sentido, Dalla Lana apresentou uma indicação. Entretanto, a secretária municipal de Planejamento, Ana Paula Wickert, afirma que essas duas situações já estão sendo estudadas pelo Plano de Mobilidade.
Segundo Dalla Lana, a retirada da escadaria da avenida General Netto, por exemplo, viabilizaria o fluxo do trânsito do centro para os bairros da região da Vera Cruz, Annes e Vila Fátima. Ele destaca a necessidade de fazer o trânsito sair do centro da cidade e desviar o fluxo para vias alternativas, mas frisa que são poucos os lugares que apresentam essa viabilidade, contudo nessas duas ruas seria possível aplicar essa alternativa.
Laimer, por sua vez, destaca que no período entre 2001 e 2004 havia apresentado projeto para a retirada das escadarias e que agora apresentou o tema como indicação de obra. “Se olharmos pelo termo de melhoria no trânsito, aquela escadaria (General Netto) está dentro do centro de Passo Fundo. Hoje, naquele local, a escadaria é concentração de delinquentes e de usuários de drogas, já houve casos que me relataram de pessoas que foram assaltadas passando pelo local. É um lugar central, na alma da cidade, com um quadro sem utilização”, comenta o vereador.
Conforme ele, um dos grandes problemas de Passo Fundo é o trânsito, e a abertura de ruas nos pontos mencionados possibilitaria alternativas para acesso a dois lados importantes da cidade: Vila Fátima e Vera Cruz, com a retirada da escadaria da avenida General Netto, e Boqueirão, com a retirada da escadaria da rua Independência. “Se traçarmos uma rua, numa abordagem de descida, não de mão dupla, seria um desvio para o bairro Vergueiro. Se seguirmos reto do antigo altar da pátria até a Vila Fátima, sairemos na rua do Hospital Bezerra de Menezes, que é entrada do bairro Cidade Nova, se transformando numa alternativa para chegar até a UPF pela BR 285, sem precisar acessar a avenida Brasil”, completa o vereador, a respeito da escadaria da General Netto.
Estudo através do Plano de Mobilidade
O tema vem sendo estudado no Plano de Mobilidade de Passo Fundo, que deve ficar pronto em cinco meses. De acordo com a secretária Ana Paula Wickert, o estudo de abertura de áreas está sendo analisado. “Seria muito prematuro fazermos uma obra desse porte sem isso estar avaliado no Plano de Mobilidade, porque é avaliado se realmente a abertura dessas ruas vai gerar o resultado esperado ou não. Assim como a questão do custo e se a obra pode ou não ser executada”, explica a secretária.
Como os dois locais são bastante íngremes, a obra de retirada e instalação de uma rua teria um custo elevado. “Estamos avaliando desde o início do ano especialmente a abertura da Independência, porque é uma rua que corta a cidade de leste a oeste e entendemos que seria bastante importante essa conexão. Possivelmente, quando nos derem a indicativa dessas intervenções em curto prazo, talvez entre a abertura de algumas dessas vias sim”, salienta.
A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. Assine Já