Estratégias de liderança
A CDL Passo Fundo promoveu de 14 a 16 de outubro, o curso “A Arte de Liderar”. Com o objetivo de transmitir conhecimentos de liderança, preparando os profissionais para melhor compreensão dos relacionamentos das equipes de trabalho e motivação nos resultados da empresa, a atividade foi realizada na sede da entidade. As aulas foram ministradas pela consultora empresarial Rita Venturini. Participaram do curso executivos, gerentes, gestores e profissionais da área. Para conhecer os próximos cursos oferecidos pela CDL, acesse o site www.cdl-pf.com.br, entre em contato pelo telefone (54) 3045-8834 e ou pelo email: [email protected].
Luta pela Moradia
O prefeito Luciano Azevedo recebeu ontem em audiência representantes do Movimento Nacional de Luta pela Moradia, juntamente com líderes de ocupações no Bairro Valinhos, Loteamento Leonardo Ilha, Parque Bela Vista, Estufa e Manoel Corralo que solicitaram serviços de infraestrutura, como saneamento básico e pavimentação por parte da Administração Municipal e possibilidade de aquisição de áreas para assentamento. O prefeito Luciano Azevedo aproveitou o encontro e comunicou aos integrantes do Movimento, o encaminhamento da compra de materiais para realizar a canalização da área de ocupação da Estufa. Em pouco menos de dez meses de gestão, a Prefeitura de Passo Fundo realizou projetos habitacionais que estão em andamento e irão beneficiar mais de 800 famílias com unidades habitacionais.
Seminário de Comunicação
O 1º Seminário de Comunicação, promovido pela Web Rádio Arautos da Igreja Assembleia de Deus, será realizado nos dias 19 e 20 de outubro, em Passo Fundo. Entre os temas que serão debatidos estão relacionamento com a imprensa, olhar crítico sobre a mídia, radioweb e rádio e TV na Internet. O seminário será ministrado pelo jornalista, Jairo Ribeiro, que é especialista em direito constitucional, libras, jornalismo político e econômico e apresentador do programa Voz do Brasil por mais de 10 anos. O evento será realizado na Igreja Assembleia de Deus, na rua Moron, 2560, bairro Boqueirão. O seminário é destinado aos profissionais da área, estudantes e comunidade em geral. A abertura será neste sábado às 17h. O valor da inscrição é R$ 10,00 e deve ser feita através do e-mail [email protected] ou pelo Facebook (webradioarautos). O evento conta com o apoio do DCE, DACG da UPF e Sindicato dos Jornalistas do RS.
Reforma agrária
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, anunciou ontem, durante o lançamento do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica - Brasil Agroecológico, que o governo publicará até o fim do ano 100 decretos de desapropriação de terras para a reforma agrária no país.A presidenta Dilma Rousseff, que discursou no evento depois de Pepe Vargas, disse que o ministro avançou no método de desapropriação de terras, fazendo uma avaliação da viabilidade produtiva dos assentamentos.
Mais Médicos
Portaria interministerial dos ministérios da Saúde e da Educação publicada na edição de ontem do Diário Oficial da União cria o Cadastro Nacional de Supervisores do Programa Mais Médicos. O cadastro foi criado no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde, o SUS. O cadastro será integrado por médicos mediante chamamento público nacional realizado pela Coordenação Nacional do Mais Médicos e os profissionais serão submetidos a um processo de seleção. O cadastro vai ser usado pelas instituições supervisoras que aderiram ao programa.
Enem
Na reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a dica de vários professores para os estudantes é identificar as dificuldades e se dedicar aos estudos nessas áreas. Os simulados online são uma boa opção para avaliar os conhecimentos e se preparar para as provas. “A orientação que dou para os alunos é fazer muitos exercícios de provas anteriores até porque isso é bom, eles vão ter ideia do que precisam estudar mais. Os sites são ferramentas que ajudam. Antes, os estudantes tinham que ficar buscando a prova no próprio site do Enem, tinham que imprimir, era muito complicado.
Gasolina
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) manteve a projeção de reajuste da gasolina, para o consumidor, em 5% este ano. A projeção, divulgada ontem na ata da última reunião do comitê, é a mesma de agosto. No último dia 10, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, reforçou que o governo não tinha definido se haveria a reajuste no preço da gasolina em 2013. “Não sei nem se terá”, respondeu o ministro a jornalistas, ao ser perguntado se o aumento poderia chegar a 6%, para completar o percentual solicitado pela Petrobras. No início do ano, o governo autorizou aumento de 6,6% da gasolina nas refinarias, para alinhar o preço do combustível ao mercado internacional. O reajuste solicitado pela Petrobras foi 13% para todo o ano.
Plano de saúde
A maioria dos associados aos planos de saúde no estado de São Paulo enfrentou dificuldades na hora em que precisou dos serviços contratados. Os problemas ocorreram nos dois últimos anos, segundo pesquisa do Instituto Datafolha encomendada pela Associação Paulista de Medicina. O levantamento mostra que a deterioração do atendimento levou 30% dos pacientes a pagar por serviços particulares ou a procurar o Sistema Único de Saúde. Em comparação a pesquisa anterior, cresceu em 50% a procura da rede pública, por falta de opção de atendimento por meio dos planos.