Sem interessados, licitação do Teatro Múcio de Castro é remarcada

Prefeitura reviu o valor do custo da obra e lançou novamente outro edital para o dia 4 de novembro

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

Após não ter recebido nenhuma proposta para licitação das obras de restauração do Teatro Múcio de Castro no dia 30 de setembro, a Prefeitura reviu no valor do custo da obra e lançou novamente outro edital para o dia 4 de novembro, às 14h, para a contratação do serviço. Segundo a secretária de planejamento, Ana Paula Wickert, o motivo da ausência de candidatos foi um erro na digitação do edital. “O erro na licitação foi apontado pelas empresas concorrentes da licitação e refizemos as planilhas e o custo da obra, incluindo o BDI (Benefícios e Despesas Indireta), de 20%, sobre o total do orçamento”, esclareceu. Este elemento orçamentário é uma exigência do Tribunal de Contas e se refere a margem de incerteza do custo do empreendimento. Inicialmente orçado em R$ 788.453,31, passou para R$ 946.143,97.

Ana Paula, que também é arquiteta, está envolvida no projeto há mais de 7 anos. Ela explica que uma das exigências do edital é a contratação de um arquiteto especializado em restauração de prédios históricos, já que o imóvel é tombado e tem 124 anos. “Este profissional vai acompanhar todo processo e garantir que a estrutura original será mantida. O espaço contará acessibilidade no acesso ao prédio, banheiros e na plateia. Na parte externa, não haverá muitas alterações estéticas, preservando o prédio que é tombado”, relatou.

A previsão de execução da obra é de um ano após a assinatura do contrato. A secretária estima que o Teatro fique pronto no final do ano que vem se houverem candidatos na próxima licitação. “Esta é uma importante obra pra a cidade já que tem como objetivo valorizar e preservar o mais antigo conjunto arquitetônico da cidade. Imaginamos que depois de pronto, o Teatro possa oferecer mais eventos culturais para a cidade, inclusive oferecendo mais acessibilidade”, disse.

A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional.  Assine Já

Gostou? Compartilhe