O futuro do Ginásio Teixeirinha, a construção de trincheiras para fluidez do trânsito e a doação de áreas para novas indústrias foram pautas da primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Passo Fundo, o Conselhão, que aconteceu na manhã de sábado (19), no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo.
Segundo o secretário executivo do CDES-PF, Ginez Leopoldo Rodrigues de Campos, a primeira reunião foi muito importante e teve quatro pontos principais: a apresentação do regimento interno que vai definir as normas e regramentos de funcionamento do Conselho; a apresentação dos problemas de governo; a definição das câmaras temáticas, ou seja, os grupos de trabalho que definirão temas e pautas que serão, depois, analisados e estudados a fim de surgirem proposições e ideias para resolução dessas pautas; e a definição do comitê gestor. “Essa reunião tem um importante significado, antes de tudo por ser a primeira em caráter ordinário, que congrega não só o secretariado, mas também pessoas que são referências nas suas áreas de atuação profissional que vão ter como uns dos objetivos nos auxiliar no sentido de apontar caminhos, soluções, sugestões que de fato orientem o desenvolvimento econômico, social e ambiental do município”, explica o secretário.
De acordo com Campos, a ideia é que se tenham duas reuniões ordinárias a cada semestre, portanto, quatro por ano. “Isso não significa que os conselheiros não estarão reunidos em outro contexto de informalidade. Obviamente que durante o período teremos reuniões dos grupos de trabalho que irão construir propondo as ideias e os projetos justamente para encaminhar para o executivo municipal o que efetivamente esse grupo pretende em relação às áreas temáticas que envolvem o desenvolvimento do município”, comenta.
Para o prefeito Luciano Azevedo, o Conselho precisa ser prático em relação aos temas que forem propostos apresentando sugestões de como solucionar algumas situações que estão que fazem parte do cotidiano dos passo-fundenses, como, por exemplo, as questões de trânsito e de mobilidade urbana.
A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. Assine Já