OPINIÃO

Coluna Saul Spinelli

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Comprometimento
Estamos vivendo uma época onde as pessoas estão deixando de lado alguns valores básicos da convivência e entre eles é a sensibilidade e o comprometimento. Em todas as áreas, todas as profissões e idades, vemos verdadeiros milagres quando as pessoas se envolvem em suas tarefas e o fazem com profissionalismo e dedicação.

Comprometimento II
Criticam o programa mais médicos do governo federal, mas incrível como alguns médicos conseguem atender de forma diferente os particulares os pelo SUS. Não se comprometem, não se emocionam e o que é pior não se indignam com o sofrimento Eu disse alguns, pois graças a deus que muitos fazem a diferença.

Ministério público
Chamou para si a responsabilidade de encaminhar solução no debate sobre as Emeis do município. Ana Cristina Cirne tem experiência nesta área e sabe da importância de garantir os direitos dos profissionais da educação e ao mesmo tempo viabilizar local para os filhos dos trabalhadores.

Direitos
As férias de 30 dias e mais quinze de recesso é direito da classe dos professores é deve como toda a lei ser cumprida. A LDB prevê este descanso merecido e ao mesmo tempo o atendimento das crianças que precisam por parte de “colônia de férias” já implantado em alguns municípios do Brasil e do mundo.

Crianças
Os direitos das crianças, filhos de trabalhadores estão previsto na CLT, ECA, LDB e constituição, pois em nenhum momento a lei diz que as creches devem ser fechadas e sim prevê o descanso dos profissionais e alternativas criativas para o período do recesso e das férias.

Gestão
Claro que alguns não gostam, mas o modelo novo prevê gestão compartilhada e discussão do calendário escolar. Isto tem sido feito na maioria das escolas, pelos seus diretores, professores e pais. A ideia é manter o equilíbrio e com isto criar um debate que trate cada realidade de uma forma diferente. Sabemos que a democracia causa conflitos, mas são estes que consolidam a defesa dos direitos e deveres de cada cidadão.

Debate
Temos várias opiniões sobre educação e devemos ouvir todas, pois aprendemos a cada dia com a experiência de profissionais, pais e autoridades. Temos especialistas que criticam a abertura de creches nas férias e denunciam que as famílias não querem ficar com seus filhos. Temos mestres da educação que os trabalhadores devem ter um lugar seguro e adequado para deixar seus filhos enquanto trabalham.

Universalização das Emeis
Nos Estados Unidos o presidente enfrenta resistência em implantar a universalização das escolas de ensino infantil, o que no Brasil já foi aprovado e deve pela lei ser realidade até 2016. Na Suíça temos modelos de creches que funcionam à noite para garantir o trabalho de pais. Nestes dois países as empresas são obrigadas a manter creches para os filhos dos funcionários.

CUT Nacional
A própria CUT nacional se movimenta contra o fechamento das creches e faz isto em defesa das mulheres trabalhadoras que garantiram este espaço desde 1980. Hoje 41% dos empregos com carteira assinada é de mulheres e estas tem assim como as professoras o direito garantido. Ouvir autoridades questionarem o descanso dos profissionais e acusarem os pais de desleixados mostra o quanto estamos mal representados. Para defender nossos direitos não é preciso negar o dos outros.

Estudo
Desta forma não existe solução sem o debate. Estudos comprovam que a boa pré-escola traz vantagens para a vida adulta e desta forma reconhecemos que estamos no caminho certo em universalizar a educação e exigir a solução daqueles que dos 12 meses do ano nos cobram 5 de impostos. Os nossos governantes estão na zona de conforto de forma especial o governo federal que terceiriza para os estados e municípios as obrigações e fica com a maior fatia do bolo de impostos.

Gostou? Compartilhe