Estudantes do terceiro ano do ensino médio, os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Tocchetto que participam do projeto ON nas Escolas escolheram um tema bastante oportuno para escreverem seus textos a partir do que aprenderam sobre os gêneros jornalísticos: a formação escolar.
Os alunos demonstram através do que escreveram que estão preocupados com uma boa colocação no mercado de trabalho começam a refletir sobre a importância de uma boa formação para o sucesso profissional, ou seja, uma formação social, educacional, intelectual que começa na família e tem continuidade nos bancos escolares.
Boa formação faz a diferença
Uma formação de qualidade é uma meta difícil de se alcançar, tanto por falta de interesse do aluno, quanto pelas falhas no sistema educacional brasileiro que não nos oferece todas as oportunidades necessárias.
Muitas vezes os pais tentam forçar os filhos a estudar, porém se não houver um interesse e maturidade da própria pessoa, isso não vai ser eficiente, esse desenvolvimento cultural é um projeto individual, o próprio indivíduo precisa estabelecer uma meta, um plano para sua vida.
Muitas vezes a culpa não é só dos alunos, mas também de todo um sistema que não investe o suficiente para obter bons resultados; falta estrutura, profissionais bem pagos, recursos didáticos e pedagógicos que garantam qualidade de ensino. É lamentável que o ponto de partida na questão do conhecimento não seja o mesmo para todos os cidadãos.
Precisamos sim lutar contra esse sistema injusto, mas também não podemos esquecer da nossa luta pessoal para alcançarmos nossos objetivos e, consequentemente, um lugar de destaque no mercado de trabalho.
Aluno: Fabiano Veseloski - turma 302
Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Tocchetto
Professora responsável: Maria Teresa Escobar Ferron
Outros textos você confere na edição impressa e digital de O Nacional. Assine Já