Chegou a hora de opinar sobre o transporte público

Consulta pública está sendo feita pela Internet e em breve serão realizadas audiências nos bairros e com entidades de classe

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os cidadãos passo-fundenses estão sendo convidados a opinar e sugerir melhorias para o transporte coletivo público. As sugestões serão analisadas e servirão como base para o modelo de licitação do transporte coletivo. Até terça-feira desta semana, 100 pessoas haviam respondido o questionário na Internet. 

A consulta pública é apenas uma das etapas de elaboração da licitação do transporte coletivo que engloba nove fases: consulta pública; diagnóstico e análise do atual modelo de transporte e legislação; modelagem do novo transporte; especificações técnicas; plano operacional; termo de referência; minuta de edital; licitação e por fim a contratação.

As pessoas podem opinar através do questionário disponível na Internet. A população deve responder a duas questões de múltiplas escolhas que englobam a qualidade dos ônibus, das paradas de ônibus, sistema de tarifa, valor da tarifa, tempo de espera, horários, quantidade de veículos, entre outros. Há também espaços em branco para que os cidadãos façam outras sugestões.

De acordo com o secretário de Transportes e Serviços Gerais, Cristiam Thans, este processo é inédito, porque a população tem a liberdade de se manifestar sobre o assunto. “As pessoas respondem sobre a visão atual que elas têm do transporte e aquilo que elas imaginam para o transporte público. É a população que vai nos dizer qual o modelo que precisamos para Passo Fundo”, salientou o secretário.

Os cidadãos também poderão participar das audiências públicas. Um calendário deverá ser apresentado nesta semana sobre as cinco audiências nas regiões da São José/Petrópolis, São Cristóvão, Vera Cruz, Boqueirão e Centro. A estimativa é promover duas audiências ainda neste ano, nos meses de novembro e dezembro.

Também serão feitas consultas setoriais com as classes estudantil, empresarial e trabalhadora, além de ouvir o movimento comunitário. “A intenção é massificar este contato para reunir o maior número de subsídios sobre o transporte. Estas informações auxiliarão na formatação do edital de licitação”, explicou Thans.
A ideia é reunir todos os dados entre janeiro e março de 2014. Em abril, será realizada uma grande audiência para apresentação dos dados da consulta.

Como participar da consulta pública:

- Consulta via Internet
As pessoas podem se manifestar através do site http://consultatransporte.pmpf.rs.gov.br/
- Consulta setorial
Classe Estudantil - participação de estudantes, através dos DCEs, Grêmios Estudantis e da União Passofundense de Estudantes. A discussão poderá ser separada (cada entidade estudantil formula seu documento) ou em assembleia exclusiva de estudantes;
Classe Empresarial - participação das diversas entidades que representam a classe empresarial de Passo Fundo, como ACISA, CDL, Sincomércio, Sinduscon, entre outras.
Classe Trabalhadora - participação da classe trabalhadora, representada pelos diversos sindicatos representativos do município.
Movimento Comunitário - participação das Associações de Bairros e outras entidades comunitárias.
- Audiências públicas
Serão realizadas cinco audiências públicas por região: Centro, Grande São José/Petrópolis, São Cristóvão, Vera Cruz e Boqueirão.

Fonte: http://consultatransporte.pmpf.rs.gov.br/

 

Gostou? Compartilhe