Estudantes de todo o país que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deverão fazer as provas no próximo final de semana, dias 26 e 27 de outubro. Em Passo Fundo, os alunos responderão às provas em salas alugadas na Universidade de Passo Fundo (UPF). O acesso aos locais de prova começa às 12h, em ambos os dias, e as provas serão entregues às 13h. A recomendação do Ministério da Educação é que todos os participantes compareçam ao local de realização das provas até as 2h, de acordo com o horário oficial de Brasília.
O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação. No primeiro dia, a prova é de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os alunos podem permanecer respondendo às questões por até 4h30. No segundo dia são 5h30 de tempo para a prova, que será de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.
Os candidatos precisam estar atentos para os materiais que precisam levar nos dois dias. Conforme divulgado pelo Mec, cada participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, que é obrigatória para o exame. Isso, porque o uso de outra cor impossibilita a leitura ótica do Cartão-Resposta. Outros materiais, como lápis, borracha e lapiseira, devem ser depositados na embalagem porta-objetos, distribuída a todos os participantes. A embalagem porta-objetos deve ser guardada embaixo da carteira. Os participantes precisam resgatá-la ao final da prova.
Também é necessário apresentar um documento de identificação original e que contenha foto. São aceitos Carteira de identidade (RG), emitida por Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal; identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que, por lei, tenham validade como documento de identificação; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), emitida após 27 de janeiro de 1997; Certificado de Dispensa de Incorporação; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997; Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006; Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros. Em caso de perda de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da data da prova.
A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. Assine Já