A Feira de Engenharia e Arquitetura do Norte do RS (FEENAR) acontece até domingo (27) no Pavilhão de Feiras do Centro de Eventos da UPF. A abertura da FEENAR e do EENAR foi na sexta-feira (25) e contou com a presença de diversas autoridades, profissionais da área e estudantes. A feira está apresentando as novidades relacionadas a materiais, equipamentos e serviços da construção civil. Já o EENAR discutiu temas ligados a infraestrutura e Meio Ambiente.
A FEENAR mostra as novidades e tendências da cadeia produtiva da Engenharia e Arquitetura ao público envolvido com o setor da construção. O evento é gratuito e aberto para visitação. São cerca de 30 expositores e a estimativa de público é de 20 mil pessoas nesta primeira edição. Conforme o coordenador geral da FEENAR, Antônio Thomé, esta é a primeira feira do interior do Estado voltada para a apresentação de tecnologias para o setor. “A feira é pioneira e mostra as novidades em termos de serviços, materiais e equipamentos da cadeia de construção civil”, destacou Thomé.
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RS (CREA/RS), Luiz Alcides Capoani, ressaltou a importância da realização deste evento dentro de uma universidade e os benefícios que a feira proporciona. “Temos inúmeros exemplos de grandes tecnologias que foram criadas através de uma interação entre universidades, que são centros de pesquisa, e setor produtivo. A feira além de fomentar o setor, ajuda a promover tecnologias para o bem-estar da sociedade”, ressaltou Capoani.
A FEENAR e o EENAR também abriram as homenagens aos 40 anos da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da UPF (FEAR). O reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, destacou a relevância do evento para a Universidade no momento em que o Parque Científico e Tecnológico está prestes a ser inaugurado. “O Parque Científico e Tecnológico, que será inaugurado dia 4 de novembro, contribuirá para diversas áreas, em especial para os cursos de engenharia e arquitetura. Temos certeza que podemos crescer muito ainda e contribuir para o crescimento da região, do Estado e do país”, destacou o reitor.
O diretor da FEAR, Vagner Alves Guimarães, enfatizou a contribuição da Faculdade de Engenharia e Arquitetura para a região. “É uma instituição consolidada que forma profissionais que participam do desenvolvimento da região”, declarou o diretor da FEAR. A feira é uma promoção da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Passo Fundo (AEAPF), com apoio do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA/RS), UPF, Sinduscon, Prefeitura de Passo Fundo e Câmara de Vereadores de Passo Fundo. A realização é da empresa Office Marketing Eventos. Informações pelo site www.feenar.com.br.
Infraestrutura e meio ambiente
O encontro abordou temas como áreas de risco, construção e sustentabilidade e mobilidade urbana sustentável. O objetivo foi trazer atualização tecnológica e conhecimento aos profissionais. O coordenador geral do evento salientou a relevância do debate. “O tema está sendo discutido no âmbito nacional. A nossa região Norte do Estado tem uma grande concentração de municípios e discutir o desenvolvimento da infraestrutura com o meio ambiente é fundamental”, disse Thomé. A arquiteta da Escola Politécnica da USP, Katia Punhagui, que foi uma das palestrantes do evento, explicou que construir com sustentabilidade é conseguir atender as necessidades das pessoas tentando diminuir os impactos ambientais. “É reforçar o desenvolvimento econômico respeitando a justiça social”, disse Katia.
O EENAR foi uma promoção da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Passo Fundo (AEAPF) e do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental da UPF, com patrocínio da Fapergs.
FEENAR segue até domingo
· 2 min de leitura