Apesar de já ter ultrapassado a média histórica, a chuva persiste neste mês de outubro. A previsão para o final de semana é de continuidade das intempéries, inclusive com possibilidade de temporal e granizo em áreas isoladas no sábado (26). De acordo com o observador meteorológico Luís Sandri, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, a sexta-feira (25) ainda será de céu parcialmente nublado a nublado. “No sábado (26), o céu fica também parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas. Existe a possibilidade de chuva forte e queda de granizo em áreas isoladas”, comenta o observador.
Para o domingo (27) a previsão é de céu parcialmente nublado a nublado, com chuva na região Norte do Rio Grande do Sul. “Na sexta-feira, a temperatura máxima fica em 27ºC e a mínima em 12ºC. No sábado, máxima de 26ºC e mínima de 14ºC. Domingo deve ter temperatura máxima de 25ºC e mínima de 16ºC”, salienta Sandri.
Acumulado de chuvas
Somente esta última chuva teve o recolhimento de 81 milímetros em Passo Fundo, registrados até as 16h de ontem, quinta-feira, pela Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet. No mês, a chuva soma 160,4 milímetros, o que já ultrapassou a média normal histórica para outubro, que é de 153 milímetros.
Previsão para o estado
Sol e temperaturas em elevação é o que aponta o Centro Estadual de Meteorologias (Cemet), órgão da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) para o estado nesta sexta-feira, 25 de outubro. A presença de uma massa de ar seco vai deixar a sexta-feira com tempo firme na maior parte do Rio Grande do Sul. O sol predomina ao longo do dia, mas durante a noite novas áreas de instabilidade provocarão pancadas de chuva nas Missões, Alto Vale do Uruguai e Planalto Médio. No amanhecer, as temperaturas estarão mais baixas, mas no período da tarde os valores superarão os 25°C na maior parte das áreas.
A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. Assine Já