Pré-inscrições para cursos de Engenharias do IFSUL

Além do curso superior em Sistemas para Internet, nessa edição, o IFSUL oferece os cursos de Engenharia Civil e Mecânica

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Estão abertas as pré-inscrições para os cursos superiores e técnicos do IFSUL. Além dos cursos técnicos subsequentes em informática, edificações e mecânica, o instituto oferece a graduação em tecnologia em Sistemas para Internet, e também, nesse ano a novidade são os dois novos cursos de graduação em Engenharia Civil e Mecânica. Ao todo são 80 vagas direcionadas para as engenharias que serão em turno integral e terão ingresso anual e não semestral. São 40 vagas para cada um dos dois cursos, sendo que a metade das vagas são preenchidas através do Sisu. As pré-inscrições são gratuitas e estão abertas até a próxima segunda-feira (28) e podem ser feitas através do site http://processoseletivo.ifsul.edu.br/. É importante que o candidato fique atento para o período de confirmação das inscrições que iniciam na terça-feira (29) e vão até quatro de novembro. O candidato que não confirmar a inscrição dentro do período determinado não poderá realizar as provas. O vestibular acontece no dia 1º de dezembro para as graduações e no dia oito para os cursos técnicos.
Todos os cursos oferecidos são gratuitos e o instituto oferece também uma série de benefícios de assistência estudantil.
Engenharias

As engenharias são oferecidos pela primeira vez em Passo Fundo integralmente gratuitas. O corpo docente conta com professores doutores e mestres e o principal diferencial das graduações é o perfil prático desenvolvido nas disciplinas, o estímulo à pesquisa e extensão e o direcionamento do acadêmico ao mercado de trabalho. De acordo com o Diretor do Campus de Passo Fundo, Alexandre Pitol Boeira, isso é possível a partir da estrutura que os cursos técnicos em edificações e em mecânica oferecem.

Engenharia Mecânica
A engenharia mecânica será voltada para a área de projeto mecânico e fabricação. Além de abordar as áreas tradicionais terá o direcionamento voltado a área de fabricação. Isso possibilitará que o estudante atue também na área de engenharia de produção. Parcerias com empresas da área agrícola, metal mecânica já estão sendo articuladas para integrar o estudante nas mais diferentes áreas de atuação. O curso também conta com um estágio final de 360h no último semestre, propiciando a interação entre o acadêmico e o mercado de trabalho. A primeira edição do curso será oferecida no turno da tarde, mas deverá envolver o acadêmico integralmente através de atividades de pesquisa e extensão.

Engenharia Civil
O curso de engenharia civil irá englobar as áreas da construção civil, voltado para a construção de edificações, saneamento e transportes. De acordo com o Chefe do Ensino Gustavo da Costa Borowski, o grande diferencial do curso será a aplicação dos conceitos teóricos, desenvolvidos em sala de aula, executados de maneira prática. “Essa particularidade que iremos oferecer no curso pretende familiarizar o estudante desde o início para as áreas técnicas de execução”. Outro foco prático que o curso deverá direcionar será a execução prática de obras. Diversas parcerias já estão sendo feitas com empresas e construtoras para visitas técnicas dos estudantes. A primeira edição do curso será ofertada no turno da manhã, mas também vai envolver o acadêmico integralmente através do desenvolvimento de atividades práticas voltadas à pesquisa e extensão. A duração do curso será de cinco anos, além do estágio obrigatório.

TSPI
O Tecnólogo em Sistemas Para Internet oferece vagas para os turnos da manhã ou noite e continua abrindo turmas semestralmente.

Gostou? Compartilhe