OPINIÃO

Coluna Saul Spinelli 29/10/2013

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Autistas
O jantar da AUMA, associação dos amigos da criança autista no final de semana mostrou o quanto à sociedade tem força quando se une a favor de um projeto. Mais de 400 participantes e a mostra do trabalho extraordinário feito pela escola de autista Olga Caetano Dias, seus professores, funcionários e direção. A associação pede que a sociedade colabore e que em breve a sede própria seja uma realidade em Passo Fundo para que os mais de cinquenta alunos tenham o espaço adequado para o devido atendimento.

Socrebe
A Socrebe é uma referência em atendimento desde 1960 quando um grupo de lideranças criou a entidade. Depois na década de 70 chegou à comunidade da grande Santa Marta a Irmã Guiomar, professora estadual que por várias décadas dedicou-se de forma especial a todos que por lá passaram.

Socrebe II
Atualmente mais de 530 crianças são atendidas na Socrebe e tenham certeza, faz a diferença. Amor, carinho, disciplina alimento e educação fazem parte dos ingredientes que os alunos recebem dos professores e funcionários. O sonho de alguns em 1960, se transformou em um dos mais qualificados projetos sociais de nossa atualidade.

Santa Marta
A notícia não podia ser pior: em 2014 não teremos o primeiro ano do ensino fundamental na escola estadual Maria Dolores Freitas Barros, na Santa Marta. Uma região que nos últimos anos recebeu mais de 700 unidades habitacionais e que tem sérios problemas com a falta de equipamentos comunitários.

Santa Marta II
A proposta das lideranças e da própria direção da escola que tem convivido com problemas de estrutura e falta de investimentos por parte do governo do estado é de locar algumas salas do antigo prédio da casa da criança. O que não podemos conviver é com o prejuízo destas crianças em ter aulas em sua comunidade.

Santa Marta III
A escola de ensino infantil na Donária e do governo do ex-prefeito Fernando Machado Carrion. Os dois PSFs são em prédio alugado, a escola estadual precisaria de uma grande ampliação, a comunidade não conta com escola de ensino fundamental e a maioria dos projetos habitacionais são direcionados para aquela região. Com isto a irresponsabilidade de gestores acaba por causar prejuízos em todas as áreas. S.O.S. SANTA MARTA.

Boqueirão legal
Mais um sucesso com a mateada comunitária. No último domingo as praças do boqueirão lotaram para receber as centenas de pessoas que com suas famílias foram desfrutar um domingo ensolarado e feliz. Brinquedos, apresentações artísticas, serviços, mateada e muitas informações. Parabéns e em poucas semanas o natal ecológico que certamente como nas outras edições será um sucesso.

Ministério Público
Como sempre a atuante Promotora Ana Cristina Ferrareze Cirne mostrou o seu compromisso com as crianças e adolescentes. O debate sobre os espaços para os filhos de trabalhadores em janeiro e nos 15 dias de recesso mostrou maturidade das entidades e responsabilidade do Ministério Público. O movimento comunitário através da Uampaf fez um encontro com a Promotora no meio deste ano e pediu mais uma audiência quando recebeu vários pedidos de pais que não sabia quais os rumos tomarem.

LDB
A lei determina as férias em janeiro para todos os professores e mais os 15 dias de recesso e isto mais do que legal, se faz necessário para o descanso dos profissionais e funcionamento do sistema educacional. A mesma lei prevê o atendimento dos filhos dos trabalhadores e isto tem sido realidade no Brasil e no mundo, pois tal como em Passo Fundo as necessidades são as mesmas.

SME
O Secretário municipal de educação Edemilson Brandão participou destes dois debates e com sua equipe prepara uma alternativa. Tem visitado as escolas e conversado com a comunidade escola, assim como debatido com as lideranças comunitárias. Bom debate, se tem bons resultados.

Temas em debate
Neste ambiente de debate surgiram temas que deverão estar na pauta das entidades e principalmente dos conselhos de educação. Agressividade nas escolas, modismo, consumismo, falta de presença dos pais na vida escola dos seus filhos, planejamento familiar, fiscalização dos programas sociais, falta de profissionais e de estrutura. Temas que devem ser enfrentados por todos, com respeito e principalmente comprometimento.

Gostou? Compartilhe