Frio atípico em outubro

Picos de frio, como os desta semana, são causados pela aproximação de uma forte massa de ar polar. Nesta semana, a temperatura fica estável entre 10°C e 26°C e na sábado pode ocorrer temporal

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A segunda-feira (28) foi um dia atípico de outubro em Passo Fundo. Em plena primavera, fez 7°C no inicio da manhã, temperatura mais fria registrada no período desde outubro de 2010. Embora incomum nesta época do ano, este fenômeno climatológico pode ocorrer eventualmente. Neste mês, foram cinco dias com temperaturas abaixo de 10°C. Segundo o observador da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio, a baixa temperatura, que pegou muitos passo-fundenses de surpresa, foi provocada pela influência de uma massa de ar fria e seca. “Foi uma massa de ar, oriunda da região sul do Estado, que trouxe este frio atípico”, explicou. Nesta segunda-feira, a temperatura máxima registrada foi de 23°C. Em 2010, o dia mais frio de outubro teve 5,8°C. 

Nessa terça-feira (29) e quarta-feira (30), a amplitude térmica deve ficar entre 9°C e 24°C graus, com céu claro a parcialmente nublado, mas sem possibilidade de chuva, pelo menos até sábado (2). A partir de quinta-feira (31) as temperaturas devem ficar mais amenas e o clima deve esquentar gradualmente. Neste dia, a mínima será de 12°C e a máxima em 26°C. Já na sexta-feira (1º), a previsão é de um dia quente e abafado e a máxima pode chegar a 29°C. No feriado de finados, o clima muda e há previsão de temporal com fortes pancadas de chuva, descargas elétricas e ventos fortes. As temperaturas variam entre 14°C e 24°C.

Conforme Sampaio, o volume de precipitação ficou acima da média do mês de outubro: 187 mm do total esperado de 152,9 mm. No ano, porém, o total de chuvas registradas ficou 14% abaixo do volume normal, totalizando entre os meses de janeiro e outubro 1.556 mm.

 

Gostou? Compartilhe