OPINIÃO

Fatos - 30/10/2013

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Exemplo
O projeto de desenvolvimento local, adotado pela gestão do ex-prefeito Airton Dipp, e que teve à frente da execução o ex-secretário Marcos Cittolin, é reconhecido como um projeto de sucesso em várias cidades brasileiras. Cittolin tem feito três palestras mensais sobre o tema. A apresentação do programa de desenvolvimento de Passo Fundo já rendeu, inclusive, um reconhecimento do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento como o melhor caso de ação do Poder Local em congresso promovido pela instituição, em Buenos Aires. Na ocasião, ele recebeu diploma de reconhecimento pelo trabalho feito. O BID chama de Desenvolvimento em Governos Sub-Regionais.

Livro
Importante esta valorização externa como reconhecimento de ações transformadoras para o município. Por conta desta repercussão, Cittolin está preparando um livro sobre o modelo adotado pelo município e que servirá também de manual de boas práticas para implementar políticas de desenvolvimento em outras cidades.

Agenda
O ex-secretário, que hoje assumiu a função de gestor do Parque Científico e Tecnológico da UPF, com inauguração marcada para 4 de novembro, já palestrou em várias cidades da região, mas também esteve em Ipatinga, Minas Gerais, e está convidado para evento a ser realizado em Brasília, no começo de dezembro, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio  Exterior.

Medalha
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu ontem da Câmara dos Deputados a medalha “Suprema Distinção”. No discurso de agradecimento fez um relato sobre sua trajetória política, do movimento sindical à Presidência da República. Defendeu reforma política, financiamento público de campanha, fidelidade partidária. “Reforma política é a que mais precisamos neste momento, é tempo de conversar com a sociedade, mudar o que tem de ser mudado e fazer política de cabeça erguida”, disse. 

Contrafilé
Sobre os protestos de junho, Lula disse que as manifestações demonstraram que a população quer “um pouco mais de Estado”. “O povo aprendeu a comer contrafilé e não quer voltar a comer acém, ele quer comer filé”, completou.

 

Gostou? Compartilhe