O incentivo à doação de sangue é um gesto que pode salvar muitas vidas. As comunidades que se mobilizam em função da doação, com certeza são gratificadas pela alegria de poder ajudar aqueles que dependem de seu ato para viver. A Associação HEMOVIDA é exemplo de solidariedade. Da cidade de Espumoso, todos os meses eles trazem 25 doadores para o Serviço de Hemoterapia (SH) do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo.
Nesta quarta-feira, 30 de outubro, o Serviço de Hemoterapia recebeu o grupo HEMOVIDA, que reúne doadores de diversas cidades da região. Jandir Holdefer, 53 anos, é o idealizador do projeto e conta que desde os 18 anos é doador. “Fomos de porta em porta procurando doadores. Hoje, temos um grupo grande, porém queremos que mais jovens também se engajem nesta causa muito importante”, destaca Jandir preocupado em encontrar futuros doadores.
Ele ainda acrescenta que as pessoas precisam se conscientizar sobre a importância de ser um doador fidelizado, pois, a cada dia novos pacientes precisam de sangue e uma única doação não é suficiente. “Somos doadores de carteirinha. A cada 90 dias viemos para doar e a sensação de fazer este gesto é muito gratificante”.
Para quem quer se tornar um doador, o Serviço de Hemoterapia do HSVP atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h e aos sábados somente com agendamento. Para realizar a doação é necessário um documento original com foto, ter entre 18 e 67 anos, pesar acima de 50 kg e sentir-se bem de saúde. Mais informações pelo fone (54) 3316 4087.