OPINIÃO

Fatos - 02-03/11/2013

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Saúde pública
As doenças alérgicas na estação mais bela do ano, a Primavera, merecem atenção das autoridades de saúde. É praticamente uma epidemia. Não há cidadão passo-fundense que não tenha uma ou outra queixa relacionada à doença. É sabido que o pólen de gramíneas como o azevém é responsável por causar reações alérgicas em grande parte das pessoas. Mas, há outra causa, cuja solução está ao alcance das mãos das autoridades. Trata-se do Ligustro, uma árvore de origem chinesa que foi trazida por imigrantes europeus ao Estado por oferece uma bela sombra nos dias de sol forte. Esta árvore está espalhada por Passo Fundo, nas portas e janelas de nossas casas e estabelecimentos comerciais.

Solução
Pois o Ligustro contribui, e muito, para os sintomas alérgicos que maltratam nesta época do ano. Cidades como Gramado, Erechim e Tapejara projetaram a substituição destas árvores. Na Europa, segundo informa o professor Elmar Floss, o Ligustro foi varrido do mapa. O tema merece ser tratado como uma questão de saúde pública.

Adjunto
O Executivo Municipal vai criar a figura do secretário adjunto em algumas pastas. O cargo será preenchido pelo servidor que tiver atuação destacada. Os cargos serão criados por medida administrativa, via decreto, porque os futuros adjuntos não receberão nada a mais do que já recebem em seus salários. O secretário adjunto terá a função de apoiar o titular da pasta e substituí-lo em ocasiões necessárias. A escolha será pessoal do prefeito Luciano Azevedo, sem negociação com os partidos.

Conversa
O prefeito Luciano e o deputado Beto Albuquerque, que estará em Passo Fundo para a inauguração do Parque Científico e Tecnológico, almoçam na segunda-feira para tratar da participação do PSB na administração. A conversa é uma sequência de tantas, já realizadas com o presidente do diretório municipal, Alexandre Rodrigues.

PPS
O professor Heliomar Lara vai conduzir o diretório municipal do PPS pelo próximo período. Luiz Galbari comandou o partido por seis anos.

Recesso
A coluna entra em recesso nas próximas duas semanas. Renovando as energias.

Gostou? Compartilhe