OPINIÃO

Direita, volver

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Direita, volver
Desde o lançamento do livro “Olga”, de Fernando Morais, há pouco mais de trinta anos, as biografias se multiplicaram. Além de pontear a lista dos mais vendidos durante meses, títulos como Mauá, Empresário do Império (Jorge Caldeira), Cazuza, Só as Mães são Felizes (Lucinha Araújo e Regina Echeveria), Lamarca, o Capitão da Guerrilha (Emiliano José), entre outros, ganharam versão cinematográfica. E também os palcos, através de musicais e peças de teatro.

I I
Foram centenas de biografias de artistas, políticos, jogadores de futebol, escritores, jornalistas, cantores... E todas tem público cativo, mesmo porque na maioria das veze as editoras realizam pesquisa de mercado para só então encomendar a obra aos escritores, pesquisadores e historiadores.  No exato momento em que a “Constituição Cidadã” completa 25 anos, uma lei esdrúxula, que condiciona a publicação e venda de biografias a aprovação dos biografados ou de seus herdeiros, vem sendo erguida.

I I I
E para a frustração de muitos, artistas como Roberto Carlos, Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil fazem coro em torno do artigo do Código Civil que torna possível o veto a biografias. O tema foi debatido com o jornalista e escritor Paulo César de Araújo no programa Roda Viva (TV Cultura) na noite de segunda-feira (28). Por mais inofensiva que possa parecer, a “Lei da mordaça biográfica”, já está a serviço de políticos corruptos, criminosos malfeitores.  Um retrocesso para a democracia.
 
Curtas:
# Tramita no Ministério da Educação projeto para construção do novo complexo da Escola Municipal João Antônio De Col, de Sertão.
# O prefeito Marcelo D’Agostini (PP) esteve em Brasília na semana passada e durante audiência no MEC tratou do assunto que envolve recursos na ordem de R$ 3,8 milhões.
# O chefe do executivo sertanense acredita que até o final do ano o projeto esteja aprovado e que as obras devam ser iniciadas no primeiro semestre de 2014.
# Além de doze salas de aula deverão ser construídos a ala administrativa, laboratório, ginásio de esportes, entre outros.
# A direção da CDL, presidida pelo empresário Leonildo Tasca, recebeu na noite de quinta-feira (31) os associados e convidados para um jantar festivo.
# O evento, que marcou os 40 anos da CDL Getúlio Vargas, foi realizado no Centro Comunitário da Igreja Imaculada Conceição oportunidade em que foram homenageados os ex. presidentes.
# O município de Ipiranga do Sul foi o primeiro do RS a lançar a implantar o Programa de Saúde Coletiva.
# A apresentação do programa ocorreu no dia 24 de outubro durante solenidade no Centro de Convivência.
# Na oportunidade o prefeito Mário Luís Ceron (PTB) apresentou o novo Secretário Municipal da Saúde, Cleimar Araldi.
# Uma sessão solene da Câmara de Vereadores vai homenagear os 40 anos da APAE de Getúlio Vargas.
# A proposta da Mesa Diretora do legislativo foi aprovado durante sessão realizada na noite de terça-feira (29).
# O Campus Sertão do IFRS RS vai oferecer seu primeiro curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Teorias e Metodologias na Educação.
# São 25 vagas para o curso, direcionado aos profissionais que já tenham diploma de ensino superior, interessados ou ligados a área da Educação.

Dito & Feito:
Durante Assembleia Geral Ordinária a Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai Gaúcho elegeu, na terça-feira, 29, o novo presidente do Conselho de Administração. O eleito foi João Piccolli, que recebeu o cargo de Francisco José Franceschi.  No período a Agência integrou o comitê pela reativação do trecho ferroviário Passo Fundo/Porto União, do asfaltamento da BR-153 Erechim a Passo Fundo, entre outras ações de interesse dos 32 municípios.

 

Gostou? Compartilhe