Passou de 200 o número de pessoas que procuraram o Hemocentro de Passo Fundo nesta segunda-feira (4), um dia após o grave acidente com o ônibus da Turis Prata na manhã deste domingo (3) na Perimetral Leste, entre o Trevo do Ricci e a BR 285. Cerca de mais de 30 pessoas ficaram feridas e quatro pessoas faleceram. Sensibilizadas com a tragédia, moradores de Nova Prata, Tapejara, Marau, Casca e outras cidades da região viajaram até Passo Fundo com a intenção de doar sangue às vítimas do acidente que permanecem internadas nos Hospitais São Vicente de Paulo e da Cidade. Somente de Nova Prata, vieram dois ônibus, com mais de 60 pessoas. Eram funcionários da Prefeitura e também da empresa Vipal. Venícius Koaski, funcionário da empresa viajou quase duas horas para doar sangue. “Estamos aqui para ajudar”, disse. Juliana Sales, que há mais de dez anos é doadora, compareceu ao hemocentro. “Se cada um se conscientizasse da importância, poderia salvar também uma vida”, disse.
Segundo o diretor do Hemopasso, Jaderson Pires, ao longo do dia foram efetivadas em torno de 120 doações. “Coletamos mais que o triplo de bolsas de sangue em relação a demanda diária normal aqui no Hemopasso, que é em torno de 30 doações”, disse. Para organizar o esquema de doações devido a grande procura, um grupo de voluntários de outras cidades foi encaminhado ao serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo, onde cerca de 90 pessoas efetivaram a doação nessa segunda-feira. Moradores de Passo Fundo foram incentivados a agendar a doação ao longo da semana. “Ficamos muito felizes com o grande número de pessoas que se sensibilizaram com o acidente. No entanto, é preciso ter um gerenciamento da coleta dos hemocomponentes, já que as plaquetas, por exemplo, tem um prazo de validade de apenas cinco dias. Por isso, pedimos que as pessoas liguem para agendar as doações, especialmente nesta fase crítica onde precisamos muito repor o estoque”, alertou.
Hemocentro
O agendamento das doações pode ser feitos pelo telefone (54) 3311-5555. O atendimento é das 7h às 18 horas, de segunda à sexta-feira.
Hemoterapia do HSVP
Ontem mais de 90 pessoas procuraram o Serviço de Hemoterapia do HSVP para doar sangue. O Hospital atendeu 23 das 33 vítimas do acidente e todos necessitaram de sangue. Em função da mobilização da equipe do Serviço de Hemoterapia e das campanhas permanentes, todo o sangue necessário foi disponibilizado aos feridos, permitindo a melhora e tratamento dos mesmos.
Para repor o estoque, o Serviço de Hemoterapia está solicitando também doadores de todos os tipos sanguíneos. O atendimento acontece de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h e aos sábados somente com agendamento. Para realizar a doação é necessário um documento original com foto, ter entre 18 e 67 anos, pesar acima de 50 kg e sentir-se bem de saúde. Mais informações pelo fone (54) 3316-4087.
A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. Assine Já