Primeiro casal gay masculino se casa oficialmente em Passo Fundo

Procedimento em cartório para casamento entre homossexuais é igual ao de heterossexuais

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O aposentado ACZ, 71 anos, e o segurança JB, 50 anos, é o primeiro casal homossexual masculino de Passo Fundo a se beneficiar da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que aprovou o casamento entre pessoas do mesmo sexo. O casamento, celebrado na manhã desta quarta-feira (6) no Cartório de Registro Civil de Passo Fundo, garante a eles direitos iguais aos dos casais heterossexuais, como adotar o nome do outro e direito a herança. Desde fevereiro de 2012, já foram formalizados no município a união de oito casamentos gays, sete entre mulheres e um entre homens. 

A discrição faz parte da vida do casal. Juntos há 34 anos, ACZ e JB afirmam que decidiram se casar porque se amam e para terem assegurados direitos. “Somos alma gêmeas, companheiros, amigos para toda a hora. Mas, muito mais do que amor e, por causa do preconceito, decidimos nos casar para garantir que tenhamos direitos iguais a de outros casais”, explica o segurança.

O casal não pretende servir de exemplo ou referência para que outros homossexuais se casem, nem tem pretensões de mudar a visão preconceituosa que muitos têm sobre a relação homoafetiva. “Muitos nem desconfiam da nossa relação como casal. Somos tão ligados e até parecidos fisicamente que muitos acham que somos primos ou irmãos. Não dependemos de ninguém, apenas um do outro, por isso não precisamos expor a nossa relação”. O casamento aconteceu ontem no cartório e será festejado hoje ao meio-dia com um almoço íntimo em casa com as duas madrinhas, que são amigas do casal há muitos anos.
Sobre o futuro, o casal projeta a adoção de uma criança. “Nosso sonho é termos um filho e achamos que será mais fácil com a certidão de casamento”, finaliza.

A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. 
Assine Já

Gostou? Compartilhe