O prêmio Professores do Brasil, do Ministério da Educação, tem como objetivo reconhecer profissionais da rede pública de todo o país pela contribuição dada à melhoria da qualidade da educação básica, através de experiência pedagógicas criativas, inovadoras e bem-sucedidas. A 7° edição do prêmio foi dividida em duas categorias: a primeira, “temas livres”; a segunda, “temas específicos”. O projeto Pinheiro Araucária, da professora Marilene de Fátima Escandiel da Silva Ferreira, da Escola Municipal de Educação Infantil Padre Zezinho, na vila Entre Rios, foi indicado para participar na categoria Temas Livres.
Os autores das iniciativas selecionadas receberão o valor de R$ 6 mil, além de troféu e certificados. As escolas onde as experiências vencedoras foram desenvolvidas receberão placa comemorativa.
O projeto
O projeto “Pinheiro Araucária” visa sensibilizar as crianças sobre a real importância de cuidar da natureza, através de ações como passeios de estudo para observação do pinheiro e por meio do plantio do pinhão de forma individual, salientando a necessidade de cuidados diários e acompanhando o crescimento da planta. No final do ano, na formatura da pré-escola, cada aluno leva para casa uma muda do pinheiro e a família assume o compromisso público de cuidar da planta ou doá-la para quem tenha interesse e local adequado para o crescimento.
Durante cada etapa do projeto, são observados e estimulados os avanços dos alunos em relação ao entendimento da necessidade de preservação da natureza como um todo, através do diálogo, da liberdade de expressão oral, da observação e da pesquisa.
Para a professora Marilene, que desenvolve o projeto há 7 anos, a conscientização com os cuidados e a preservação da natureza é fundamental. “O projeto mostra que é muito simples cuidar, preservar a natureza. Mostra que através de ações do nosso dia a dia, podemos transformar o nosso meio ambiente”, destaca a professora.
A diretora da EMEI Padre Zezinho reforça a importância de divulgar o projeto, já que a questão da sustentabilidade está a cada dia mais presente em nossas vidas. “Para as crianças, ver a planta cresce através dos cuidados é um exemplo de que todos podem ajudar na preservação das espécies, nos cuidados com a natureza. Acredito que, quanto mais pessoas conhecerem iniciativas como esta, maior será a consciência de todos em relação aos cuidados e a preservação”, declara Elda Teresinha da Silva.
As crianças são as protagonistas de todo o processo desenvolvido nas várias etapas. O projeto Pinheiro Araucária é carinhosamente chamado por elas de “Projeto Arauquinho” e parece fazer toda a diferença no dia a dia dos alunos. A Gabrieli dos Santos, de cinco anos, está satisfeita em participar. “Gostei muito de plantar e cuidar do pinheiro. Não podemos cortar as árvores, nem jogar lixo no chão e nos rios, por que o nosso ar fica prejudicado e as crianças ficam doentes”, explica Gabrieli.