Representantes dos Conselhos Escolares das escolas municipais participaram de uma reunião para pensar as ações e o planejamento para o ano letivo de 2014. Projetos, concursos, cursos de formação entre outros temas foram debatidos para criar um espaço ativo e de fortalecimento dos Conselhos.
“Os Conselhos Escolares são muito importantes, pois são um organismo plural e que atua na tomada de decisões de forma cidadã. Assim, é possível garantir os princípios básicos de uma gestão democrática”, ressaltou o secretário de Educação, Edemilson Brandão.
De acordo com o ministério da Educação (MEC), cabe aos Conselhos Escolares deliberar sobre as normas internas e o funcionamento da escola; participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico; analisar as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola, propondo sugestões; acompanhar a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola e mobilizar a comunidade escolar e local para a participação em atividades em prol da melhoria da qualidade da educação.
Por isso, o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares foi criado com o objetivo de tornar a prática um hábito em todas as escolas.
Reunião discute ações dos Conselhos Escolares Municipais
· 1 min de leitura