A Prefeitura de Passo Fundo finalizou as negociações com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, durante uma reunião em Porto Alegre, acerca do controle administrativo do Hemocentro Regional de Passo Fundo (Hemopasso). No encontro, ficou acordado a devolução da instituição ao Estado para abril de 2014.
O Hemopasso foi inaugurado em 29 de março de 1996, por meio de um convênio firmado entre o Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde, Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS) e o município de Passo Fundo.
Conforme o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, o município investirá os recursos financeiros que estavam sendo aplicados no Hemopasso em outras áreas de saúde que necessitam de atenção. De tal forma, as atribuições do Hemocentro Regional serão de competência do Governo do Estado, assim como todos os outros Hemocentros existentes e que terá a responsabilidade de gerir administrativamente – por meio de contratualização – 139 municípios e 54 hospitais da região.
Outra definição pontuada foi quanto a situação dos funcionários, que continuarão a ter vínculo com o município, mas com ressarcimento por parte do Estado.
Estado assumirá o Hemopasso em abril de 2014
· 1 min de leitura