OPINIÃO

Coluna Saul -12/11/2013

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Preocupação
A preocupação de muitos presidentes tem sido quanto ao aumento da população em suas comunidades e a falta de planejamento para estruturação dos equipamentos comunitários. Escolas, ambulatórios, creches, linhas de ônibus e muitos outros serviços que acabam por não estarem em condições de atender o aumento considerável da demanda.

Planaltina
Recebe 220 apartamentos e com isto são em torno de 600 pessoas que chegam à comunidade e precisam de toda uma estrutura comunitária. Nesta região, além do aumento considerável no trânsito de veículos, agora temos lista de espera nas escola, creches e demanda reprimida no ambulatório.

Donária
Mais de 700 famílias foram instaladas na região da Santa Marta e o poder público não investiu em construção de escolas, criando um dos piores problemas na área de educação. Hoje mais de 200 crianças estão sem saber onde vão estudar em 2014. A escola estadual não recebe ampliação prometida, não existe escola do município e a SOCREBE acaba por ser uma das principais referencias desde 1970.

NSA
Na região da Nossa Senhora Aparecida o projeto é de 200 apartamentos e a escola tem o mesmo tamanho de 20 anos atrás. Nessa comunidade, o pior ainda é a rodovia que não tem acostamento e com isto tem tido muitos acidentes fatais.

Integração
Hoje existe falta de vagas em escola de ensino fundamental e a escola infantil antes mesmo de ser inaugurada com 120 vagas, tem uma lista de espera com mais de 300 crianças. Mais de 180 famílias da ocupação do Leonardo Ilha estarão indo para o Parque do Sol e as lideranças desejam que os equipamentos comunitários recebam com urgência investimentos para o atendimento destas pessoas.

Estradas
O presidente da associação de moradores da Santa Rita, Marcilio Alerico, reconhece o esforço da atual gestão que providenciou asfaltos em várias ruas, mas reclama que as vias que não receberam o serviço estão intransitáveis. O mesmo se repete no Schisler, onde mesmo com previsão do PAC II, existem algumas ruas que nem mesmo o caminhão do lixo passa. Na Nenê Graeff, temos vias com valetas e buracos.

Transporte
Outro setor que não acompanhou o crescimento da cidade foi o transporte com linhas que não contemplam a geografia dos bairros. Na região da Planaltina, o presidente Carlito diz que é urgente um planejamento de acordo com as necessidades atuais dos usuários.

SMOV
A secretaria de obras há muito tempo não tem estrutura de maquinário e de recursos humanos para atender a cidade. Em conversa com o secretário João Bordin, as reclamações são as mesmas, apenas um patrola para toda a cidade. Quem acaba por pagar a conta continua sendo os moradores do fundo das vilas que pagam seus impostos sem receber resposta dos gestores.

Vitória
A aprovação do ensino médio no Integração é uma vitória de muitos e da maturidade politica do município e estado que estão trabalhando em conjunto para tornar realidade este sonho da população. A aprovação em Porto Alegre somente foi possível pelo comprometimento do município em ceder o espaço de escola municipal à noite.

SME
O Secretário de educação, Edemilson Brandão vai com seu jeito fazendo o que tem que ser feito. Mesmo com debates que tenho tido com o mesmo, admiro o seu conhecimento e principalmente seu comprometimento em ouvir e encaminhar soluções. Os projetos de ampliações de escolas estão prontos graças a sua responsabilidade de visitar as comunidades e ouvir as demandas. Segue em frente secretário, pois o importante é ser bom, honesto, trabalhador e ter boa vontade. O resto vem ao natural.

Podas
As reclamações da população quanto à demora de autorizações para podas e inclusive o corte de algumas árvores procede. Temos algumas árvores nos canteiros da Avenida Brasil que criam o conhecido “ponto cego” e tem causado inúmeros acidentes. Na Alferes Rodrigues Andradas, temos dois pontos já apontados pelo Vereador Aristeu Dalla Lana e que precisam de atenção especial do município.

Eventos
Depois do sucesso da Feira do Livro e da Expoacisa , a expectativa é pelos eventos de dezembro: Cantata Natalina, Rodeio Internacional e o Natal Ecológico.

Gostou? Compartilhe