Obras
A Prefeitura de Passo Fundo está concluindo nesta semana os serviços de infraestrutura no Bairro Parque Farroupilha. Foram asfaltadas 18 quadras e 12 ruas, que receberam aproximadamente 14 mil metros quadrados de pavimento asfáltico. Entre os pontos, estão a Rua Diacuí até o final da Rua São Mateus; a Rua São Judas Tadeu até a Rua Leão XIII (duas quadras); a Rua Leão XIII com Sinimbu e São Judas Tadeu (duas quadras); a Rua Américo Vespúcio com Diacuí e Tamoios; a Rua Dr. Cristiano Canova; e meia quadra da Rua Tramandaí. A Secretaria de Obras realizou um trabalho técnico antes da aplicação do asfalto. Conforme o secretário de Obras, João Antônio Bordin, foi feita a confecção da base e o alargamento de algumas vias, também foram realizados outros serviços como empedramento, drenagem pluvial e instalação de bocas de lobos.
Minha casa é legal
A Prefeitura de Passo Fundo lança nesta quarta-feira (13) às 14 horas, o Programa Minha Casa é Legal. O lançamento acontece na Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, localizada na Rua Teixeira Soares, 803 - em frente ao Hospital São Vicente de Paulo.
Diabetes
No Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, o curso de Farmácia da Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Rede de Farmácias São João realizam uma atividade para auxiliar na prevenção e orientar sobre a doença. Entre as 9h30 e 16h30, acadêmicos do curso, professores e farmacêuticos estarão na Praça do Teixeirinha, na esquina da Avenida Brasil com a Sete de Setembro, realizando ações de medição de glicose, aferição da pressão arterial e prestando orientações sobre medicamentos, diabetes e hipertensão. Toda a comunidade é convidada a prestigiar. Nos últimos anos, houve um grande crescimento no número de casos de diabetes tipo 2 em todo o mundo. Atualmente o número já supera os 250 milhões. Se nenhuma atitude eficiente de prevenção for feita, a IDF estima que o número total de pessoas com diabetes em 2025 alcançará os 380 milhões.
Cáritas
A Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo está celebrando desde o dia 05 de novembro, a Semana da Solidariedade. Neste mesmo período, a Cáritas Nacional celebra seu 57º aniversário (57º em 2013) com o tema “Solidariedade e Justiça Social”. Nesta terça-feira (12), às 14h, os agentes da entidade realizarão uma caminhada até o Santuário Nossa Senhora Aparecida e participarão da celebração da Missa na intenção da Semana da Solidariedade, juntamente com os peregrinos de Nossa Senhora Aparecida. Já entre os dias 12 e 14, das 10h às 14h, na Galeria da Solidariedade, será realizada uma exposição de grupos de Economia Popular Solidária. O membro da coordenação colegiada da entidade, Luiz Costella, explicou que “A Semana de Solidariedade é uma forma de levantar e concretizar formas para superação das desigualdades sociais e a busca de espaços de construção de alternativas de desenvolvimento solidário e sustentáveis”.
Pedágio
Na próxima quarta-feira (13), acontece a primeira reunião do Conselho Comunitário da Região das Rodovias Pedagiadas (Corepe) do pedágio de Coxilha (ERS 135), após a posse dos conselheiros empossados coletivamente pelo Governador Tarso Genro, em solenidade no Palácio Piratini na semana passada. A partir de agora, será o Conselho, que definirá as prioridades de investimentos dos recursos provenientes do Pedágio.
Juizados
O Tribunal de Justiça encaminhou na semana passada à Assembleia Legislativa o projeto de lei (PL) nº 313/13, que propõe a criação de dois novos juizados em Passo Fundo: da Violência Doméstica e Especial da Fazenda Pública. As comarcas de Canoas, Novo Hamburgo, Rio Grande, São Leopoldo, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria também receberiam o juizado da Violência Doméstica. O projeto de lei prevê, ainda, a criação de cargos e funções nos Serviços Auxiliares de 1º Grau.
Desligamento
A RGE vai interromper o fornecimento de energia em algumas localidades da área urbana e rural de Passo Fundo, no domingo (17). A energia será interrompida das 8h40 às 9h15 e das 10h59 às 11h35, devido ao Programa de Expansão e Melhoramento do Sistema de Distribuição de Energia Elétrica. O serviço somente será realizado em condições climáticas adequadas e a energia elétrica poderá ser reestabelecida antes do horário previsto.