Conselho do FDS aprova mais dois projetos para 2013

Desde sua formação, em 2000, o Fundo já contribuiu com 172 grupos.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Fundo de Solidariedade, formado para apoiar iniciativas comunitárias de formação, geração de renda, saúde alternativa e preventiva, resgate da dignidade humana, meio ambiente e inclusão social, é uma alternativa importante para o desenvolvimento de diversos grupos dos 47 municípios abrangidos pela Arquidiocese de Passo Fundo.

Em 2013 já foram entregues 11 projetos e, em reunião na manhã desta quarta-feira, 13 de novembro, o Conselho do FDS aprovou mais duas iniciativas que serão beneficiadas ainda este ano. Desde sua formação, em 2000, o Fundo já contribuiu com 172 grupos.

Os projetos aprovados na reunião são: “Fortalecimento de vínculos e desenvolvimento integral, lúdico e saudável”, que prevê auxílio para mais de 290 crianças e adolescentes que frequentam o Lar da Menina de Passo Fundo, através da Fundação Lucas Araújo. E o “Espaço Solidário”, que vai ajudar 20 famílias na consolidação de um espaço permanente de comercialização e exposição de produtos da Economia Popular Solidária.
O primeiro projeto presume a realização de oficinas socioeducativas realizadas no Lar da Menina. E o segundo, busca a readaptação do local na Galeria da Solidariedade e a compra dos materiais necessário para o mesmo.

Um dos principais critérios do Conselho para aprovação dos projetos é que ele envolva no mínimo três famílias e, para Ângela Galera, membro do Conselho “é preciso primeiramente analisar o grupo em si, se realmente está constituído, se já sabe o rumo que quer, o que vai seguir”. Para ela, o Fundo de Solidariedade também é muito importante para desenvolver novas perspectivas: “O papel do FDS é principalmente financeiro, pois muitos grupos têm vontade, tem idéias e projetos, mas não conseguem consolidar seus sonhos e, com a ajuda, conseguem constituir seus empreendimentos.”

Os projetos aprovados na reunião serão repassados nas próximas semanas, através de visita até as iniciativas contempladas. E para o próximo ano o FDS já planeja contribuir para gestos concretos que contemplem a temática da Campanha da Fraternidade 2014: “Fraternidade e Tráfico Humano”, além de continuar apoiando iniciativas demandadas pelos grupos.

Gostou? Compartilhe