Comitiva
A Acisa realizou na terça-feira (12) uma reunião com empresários italianos. Em pauta esteve o interesse dos empresários em um local para a instalação de um biodigestor aeróbico, que se trata de uma usina de reciclagem de lixo orgânico para a produção de gás que será transformado em energia elétrica.
Treinamento
Com o objetivo de agilizar o processo do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), a Prefeitura de Passo Fundo, realiza um treinamento com a equipe de servidores e com os tabelionatos da cidade, em apoio para adesão ao novo sistema. O programa online tem o princípio de diminuir o trânsito dos usuários entre os tabelionatos e a prefeitura. “O tabelionato envia para a prefeitura no sistema online, nós realizamos a parte que nos cabe e reenviamos para o tabelionato. Queremos dar o prazo de 48 horas para que a pessoas volte ao tabelionato, pague a guia e possa dar encaminhamento ao restante da tramitação. É importante que as pessoas procurem sempre o tabelionato, pois eles podem verificar itens essenciais que a Prefeitura não possui acesso para liberação do processo”, explicou Márcia Toniolli, agente fiscal urbana e chefe do Núcleo de ITBI.
Adjunto
Pedro Almeida foi anunciado como primeiro secretário adjunto do governo municipal. Ele atualmente desenvolve a atividade de coordenador de Cultura e foi escolhido para ser o secretário adjunto da Secretaria de Desporto e Cultura. “Fico feliz com o convite e aceito mais este desafio, onde terei a oportunidade de trabalhar e mostrar empenho nas atividades culturais da cidade e realizar projetos que engrandeçam mais ainda a atual administração”, destacou o novo secretário adjunto da Sedec.
Atendimentos
O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) participou nos dias 8, 9 e 10 de novembro da IX Expoacisa, que incentiva e promove as empresas passo-fundenses. Segundo a Acisa, nesta edição, mais de 90 expositores de diversos setores estiveram presentes na feira que recebeu mais de 30 mil pessoas. O HSVP disponibilizou ao público gratuitamente teste de glicemia e verificação de pressão arterial, além de palestras em seu mini-auditório, a novidade do HSVP nesta Expoacisa. Mais de 3 mil pessoas realizaram os testes de glicemia e verificação de pressão arterial, que buscaram conscientizar a população sobre os cuidados preventivos com a saúde. Os alunos do Curso Técnico de Enfermagem da Escola de Educação Profissional São Vicente efetuaram os testes e deram dicas aos visitantes.
Transporte
Os alunos da rede municipal de ensino ganharão nos próximos dias um reforço no transporte escolar. A prefeitura adquiriu nesta semana sete novos ônibus para realizar o transporte dos alunos da sua casa à escola. O prefeito Luciano Azevedo assinou o contrato de aquisição dos veículos, por meio do Programa Caminho da Escola. O investimento realizado pela administração municipal com a compra destes ônibus totaliza R$ 1,5 milhões. Destes, dois veículos estão adaptados para acomodar cadeira de rodas, possibilitando a acessibilidade de alunos com deficiência para locomoção.
Médicos
Todos os municípios prioritários na distribuição de médicos serão beneficiados ainda este ano, disse ontem (13) o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na aula inaugural do módulo de acolhimento e avaliação dos médicos cubanos. Os profissionais chegaram ao país para ocupar vagas ociosas da segunda etapa do Programa Mais Médicos. O grupo terá aulas sobre saúde pública brasileira e língua portuguesa. Ao final das aulas, eles passarão por uma avaliação e os aprovados seguirão para uma semana de acolhimento nos estados onde deverão trabalhar. O inicio das atividades nos municípios ocorrerá em dezembro.
Crescimento I
As vendas no comércio varejista brasileiro cresceram 0,5% em setembro, na comparação com o mês anterior. Foi o sétimo mês consecutivo com resultado positivo, divulgou ontem (13) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já a receita nominal do setor teve alta de 0,8% na mesma comparação, mantendo o ritmo de crescimento desde junho de 2012.
Crescimento II
A Pesquisa Mensal de Comércio mostra que, em relação a agosto, sete das dez atividades pesquisadas registraram crescimento nas vendas e que a maior alta foi a do segmento de outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,4%), composto pelas lojas de departamentos, óticas, joalheria, artigos esportivos e brinquedos. Depois, vieram artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,3%), livros, jornais, revistas e papelaria (0,9%): material de construção (0,8%), combustíveis e lubrificantes (0,8%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,6%), e tecidos, vestuário e calçados (0,0%).