Convenção marca os 50 anos da Ordem Rosacruz

Atividades estão sendo realizadas desde quinta-feira (14) no Salão de Atos da Feac, na UPF, e encerram na noite de sábado (16)

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A 5ª Convenção Rosacruz Integrada, 1ª Convenção Ordem Guias do Graal e 8ª Convenção Martinista Integrada recebe palestrantes renomados de todo o país. O evento também é uma comemoração pelos 50 anos de atuação da Ordem Rosacruz em Passo Fundo. As palestras realizadas na sexta-feira e sábado no período da tarde são abertas ao público em geral. Entre os assuntos abordados na Convenção está o tema do novo manifesto Rosacruz propondo o humanismo, através da ecologia espiritual. São esperadas cerca de 150 pessoas.

A Ordem Rosacruz é uma organização internacional, de caráter místico-filosófico, que objetiva perpetuar o conhecimento e a tradição que os iniciados do passado legaram há milênios de anos. Tem como missão despertar o potencial interior do ser humano, auxiliando-o em seu desenvolvimento, em espírito de fraternidade, respeitando a liberdade individual, dentro da tradição e da cultura Rosacruz.

De acordo com o Grande Mestre da Ordem Rosa Cruz Amorc, Hélio de Moraes e Marques, a convenção é uma oportunidade de reunir os rosacruzes e também comemorar os 50 anos da Loja Rosa Cruz de Passo Fundo. Entre as abordagens está um tema especial sobre o manifesto da Rosa Cruz, que sairá no dia da Epifania, 06 de janeiro de 2014, quando completará 400 anos do último manifesto. “Os rosacruzes estão lançando um manifesto para a busca de um novo homem, no sentido de um novo humanismo. Um dos tripés que sustenta este manifesto é a ecologia espiritual e a questão de uma nova espiritualidade. Esta nova espiritualidade seria uma nova visão do homem enxergar sua ligação com Deus, através do seu íntimo, da visão mística e do aspecto mais profundo da sua natureza”, destacou o Grande Mestre.

O apelo à ecologia, mencionado pelo Grande Mestre, é a visão de que a Terra e o Homem são uma coisa só. “É como se a Terra fosse uma extensão do Homem. Uma visão integrada que faz com que a gente olhe a Terra de maneira mais zelosa. O novo humanismo é uma tentativa de resgatar a visão de um homem que carrega dentro do seu coração uma divindade que precisa ser revisitada. O novo humanismo fará do homem um ser humano mais espiritualizado”, explicou Marques.

As convenções recebem membros e convidados e tem o objetivo passar conhecimento da Ordem Rosacruz e de cultura em geral. Além disso, também tem o aspecto místico-filosófico, através de práticas de meditação chamada de harmonização cósmica. “É uma oportunidade de conjugar aspectos de conhecimento e de se sentirem renovados”, ressaltou o Grande Mestre.


Programação:

- Sexta-feira (15/11)
14h: Palestra com o Dr. Alfredo dos Santos Junior – “Ordem Guias do Graal: um projeto Rosacruz para o futuro”.
15h30: Palestra com o Dr. Luiz Eduardo V. Berni – “A contribuição psico (social) da Amorc para uma ecologia espiritual”.
16h30: Palestra com o Dr. Adilson Rodrigues.
- Sábado (16/11)
14h30: Palestra com o Dr. Domingos Sávio Telles – “O importante é a rosa”.
16h: Fórum tradicional com o Grande Mestre.
18h: Solenidade de encerramento.

Gostou? Compartilhe