Depredação na Praça
O vereador Márcio Patussi, PDT, postou ontem na seu perfil da Facebook uma foto em que mostra a pichação feita na Cuia da Praça Marechal Floriano. Ação de vandalismo condenável no momento em que o principal cartão postal do município passa por revitalização. “Realmente é revoltante como algumas pessoas ainda tratam o patrimônio público. A Marechal Floriano passa por melhorias e, mesmo assim, tem alguns que não entendem o sentido da conservação. Simplesmente destroem aquilo que é seu”, diz o vereador em tom de desabafo. Patussi anunciou que estará tratando do assunto na sessão plenária da Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira. Ele também questiona se as câmeras de videomonitoramento estão funcionando na zona central e onde está o policiamento para evitar este tipo de ação.
Pesquisa
Em uma escala de 0 a 10, beneficiários do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) atribuíram nota média de 8,8 à sua satisfação com a moradia adquirida por meio do programa. A avaliação é parte de uma pesquisa de campo realizada pelo Ministério das Cidades e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em uma amostra de 7.620 domicílios financiados pelo MCMV. Os primeiros resultados foram divulgados nesta quinta-feira (14/11) pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e pelo ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) e presidente do Ipea, Marcelo Neri.
Débitos I
A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS) está atendendo contribuintes que queiram aderir ao programa fiscal do governo do Estado "Em Dia 2013", que é direcionado à regularização de débitos decorrentes de ICMS vencidos até 31 de julho de 2013. Os contribuintes, cujos débitos se encontram em fase de cobrança judicial e desejam aderir ao programa, são atendidos na sala da PGE, na Capital, no 7º andar do prédio do novo Foro de Porto Alegre (Rua Manoelito de Ornellas, 50, sala 703, Praia de Belas) e nos endereços das 18 Procuradorias Regionais existentes no Estado.
Débitos II
A adesão ao programa e o respectivo pagamento da parcela inicial ou da quitação deverão ser efetivados até o dia 29 de novembro. Os contribuintes que optarem pela adesão ao programa terão descontos decrescentes no valor da multa tributária, de acordo com o número de parcelas, podendo chegar a um desconto de 75% de seu valor para o caso de pagamento à vista, além da redução de 40% dos juros moratórios. O prazo máximo do parcelamento é de 60 vezes, exceto para as empresas optantes do Simples Nacional, cujo limite é ampliado para 120 meses.
Veto I
A presidenta Dilma Rousseff vetou integralmente o Projeto de Lei 98/2002 que criava, incorporava, fundia e desmembrava municípios. No despacho presidencial ao Congresso, publicado hoje em edição extra no Diário Oficial da União, Dilma diz que a proposta de lei devolvida ao Congresso contraria “o interesse público”. A matéria foi devolvida hoje ao presidente do Legislativo, Renan Calheiros (PMDB-AL) que terá que colocar o veto para a análise dos deputados e senadores.
Veto II
Segundo o despacho presidencial, o Ministério da Fazenda ponderou que a medida expandiria “a expansão expressiva do número de municípios” o que acarretaria no aumento das despesas do Estado com a manutenção da estrutura administrativa e representativa. O ministério ponderou, ainda, que o crescimento de despesas não será acompanhado por receitas que permitam a cobertura dos novos gastos, “o que impactará negativamente a sustentabilidade fiscal e a estabilidade macroeconômica”.
Doação
A doação de sangue e de órgãos são causas trabalhadas permanentemente pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo. Com o propósito de reforçá-las ainda mais junto a comunidade, o Serviço de Hemoterapia (SH), a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) e Organização por Procura de Órgãos (OPO-4 RS) estiveram no estande do HSVP durante a IX Expoacisa. As equipes promoveram as campanhas Doe Sangue, plante esta ideia e Doe Órgãos: uma corrente pela vida, através da distribuição de folderes. Além disso, explicaram aos visitantes a importância da doação e como esse gesto de solidariedade pode salvar vidas. O mascote do SH, Hemozito, fez a alegria da criançada com a entrega de balões, balas, acenos e fotos pousadas com os pequenos visitantes da feira.
Bandoneon
O XI Encontro do Bandoneon iniciou às 18h no centro de eventos do Colégio Notre Dame e reuniu mais de 20 músicos do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Uruguai e Argentina. O evento acontece todos os anos e de acordo com o organizador, o músico Plínio Mena Barreto, a atividade é uma forma de manter viva a tradição e reafirmar Passo Fundo como a Capital Gaúcha do Bandoneon. O instrumento é oriundo da Alemanha e foi introduzido na cultura gaúcha através dos imigrantes alemães.