No próximo domingo (24) às 10 horas, o município promove a missa em homenagem ao aniversário de 48 anos de morte da santa popular Maria Elizabeth de Oliveira, mas que desde então vem atendendo aos pedidos dos seus fieis. Para a celebração, realizada há décadas, a Fundação Zoobotânica, Cultural e de Turismo da Roselândia (Funzoctur) prepara uma estrutura especial no Cemitério da Vera Cruz, já que a cada ano aumenta o número de devotos que vem ao município para agradecer e pedir por graças. Segundo o diretor da fundação, Daniel Lé, pelo menos três mil fieis da região, de diversos municípios gaúchos e catarinenses e também de países que fazem fronteira do Estado participam da missa.
Neste ano, as empresas que organizam as excursões receberam com antecedência folhetos com informações turísticas de Passo Fundo. “A nossa intenção é mostrar o potencial da nossa cidade e o que nós temos a oferecer, como restaurantes, pontos turísticos, comércio e outros”, explicou. Para receber os devotos, a fundação deve instalar até o final desta semana o palco com sonorização, banheiros químicos e cadeiras cobertas por duas pirâmides de lona para 300 fieis.
Santa popular das rosas vermelhas
Maria Elizabeth foi vítima de um atropelamento em 28 de novembro de 1965, com apenas 14 anos e muitos relatam que ela previu a própria morte, ao dizer aos pais, já falecidos, que passaria sua festa de 15 anos no céu, e que seria uma rainha. Ela ficou conhecida a partir de relatos de devotos sobre graças alcançadas. As visitações no túmulo dela acontecem durante todo o ano, mas no mês de novembro as visitas se intensificam principalmente devido ao aniversário de falecimento. Uma grande celebração em homenagem a santa popular é realizada tradicionalmente no último domingo do mês. Por gostar de rosas vermelhas, as flores tornaram-se símbolo da santa popular. São oferecidas pelos fiéis nos pedidos e nos agradecimentos.
Missa em homenagem a Maria Elisabeth acontece domingo
· 1 min de leitura