OPINIÃO

Fatos - 22/11/2013

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Inadimplência
A quantidade de Municípios com irregularidades no Cadastro Único de Convênios ainda supera a marca de 50% do total nesse mês de novembro, segundo informou ontem a Confederação Nacional de Municípios (CNM). Apesar de ser o menor nível de inadimplência desde o início do ano, o número preocupa por representar mais da metade de todos os Municípios do Brasil. Os Municípios com restrições no Cadastro ficam impedidos de celebrar convênios com a União. Assim, segundo dados da CNM, agora em novembro a situação está bastante crítica em dez Estados da Federação, em que até 80% das prefeituras estão com esse impedimento. Não é o caso de Passo Fundo e da maioria dos municípios da região, em que pesem as dificuldades enfrentadas pelos prefeitos.

Convencimento
O vice-presidente da República Michel Temer se reuniu ontem, em Porto Alegre, com 500 lideranças do PMDB gaúcho e com a bancada na Assembleia Legislativa. Veio para reforçar a necessidade de apoio do partido à reeleição da presidente Dilma Roussef. A formalidade do encontro não deixou transparecer o pensamento do partido no Rio Grande do Sul, sempre contrário as alianças com o PT. Saiu com pouca coisa na bagagem rumo a Brasília. Os peemedebistas querem candidatura própria e estão mais inclinados a apoiar Eduardo Campos, PSB, do que Dilma.

Compreensão
Diplomático, Temer, ponderando que espera o apoio dos gaúchos à chapa nacional que está em formação, entretanto, admitiu que se a posição for diferente da expectativa, se entenderá integralmente as decisões locais.

Multa
A prefeitura de Passo Fundo estabeleceu multa de R$ 10 mil para a construtora que descumpriu o prazo das obras da Escola Municipal de Educação Infantil Santa Rita. A empresa tem prazo de cinco dias para se defender.

Juventude
O presidente da Juventude Progressista Gaúcha, Fernandinho Lopes, pediu ao presidente do partido Celso Bernardi, apoio da direção estadual à candidaturas de jovens progressistas. O grupo quer viabilizar a organização de um evento para o lançamento de pré-candidaturas de jovens às eleições de 2014. Na lista está o passo-fundense e ex-vereador Rafael Bortoluzzi.

Gostou? Compartilhe